quinta-feira, 28 de junho de 2012

"Pacote de Bolachas"



Lá para meados da década de 70, um simples pacote de bolachas, mesmo daqueles que só sabiam a bolacha, ou seja, simples, conseguia, bolacha a bolacha, "chinca" a "chinca", abrir em mim e em muitos outros um sorriso do tamanho do mundo. E até a brincadeira parava, automaticamente (o momento era "solene"). E sem que nos expressássemos, por (ainda) não sabê-lo e/ou compreendê-lo bem, comer aquelas bolachas era quase como sentir o mundo parar só para que pudéssemos deleitar-nos com aquele prazer, ora apressado, sem saborear, ora mais lento (geralmente quando estavam a acabar), saboreando cada milímetro daquele "manjar dos Deuses".

Sei que não se podem comparar os "tempos", inclusive em parcelas de carácter socioeconómico, mesmo estando-se em crise (na verdade, sempre estivemos em crise!), mas - e é por isso que escrevo estas poucas palavras. - pode recordar-se e, através do pensamento, contemplar o valor das coisas, o outro: das coisas simples, daquelas que hoje já não têm significado, muito por culpa da confusa e diversificada oferta que todas as prateleiras nos apresentam ao virar, por exemplo, de um posto de abastecimento (só haviam bolachas nas lojas). 

Hoje, mesmo sem ter ingerido qualquer bolacha (Maria), senti no paladar da memória o sabor dos outros tempos. E que sabor!

Não, não me vou precipitar numa ida a uma qualquer loja de esquina, e não só porque já não as encontro. Não, não me vou linkar a um site de hipermercado e pedir que me entreguem um pacote de bolachas em casa, mesmo sabendo que, no meio da viagem virtual, certamente que o "carrinho" viria cheio de muitas outras coisas, a maior parte "novas" e inovadoras, das que nunca sonhei poderem vir a existir... 

É, naquele 1975, do alto dos meus 5 anos de idade, a vida tinha muitas vezes e tão só o sabor de um pacote de bolachas, mesmo que houvesse um jogo de futebol "vital", na televisão ou na rua, em jeito de concorrência. 

Kiko

0 comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive