quarta-feira, 27 de junho de 2012

A NOSSA SELECÇÃO


Neste Euro 2012, e recuando para toda a fase de qualificação, começamos mal, muito mal. Prosseguimos mal, mesmo apurados, aquando dos "treinos", contra equipas que, geralmente, servem para nos dar "moral", já que estão em férias.

Jogamos mal frente à Alemanha, acordando depois do golo deles. E sentiu-se, finalmente, que, afinal, havia Selecção, mesmo que só nos últimos 20 minutos desse jogo, mesmo que só quando "encostada aos arames".

E tudo começou depois, depois, com toda a equipa - e perdoem - e com quem faz a diferença, quando a faz, fazendo mais vezes do que se consta: Cristiano Ronaldo, sim, o melhor. (é a minha opinião, não me crucifiquem)

Sempre que houve CR7, jogamos, e bem, principalmente quando a isso fomos obrigados, com garra, alma, com vontade. Conseguimos. E conseguimos voltar a ver um povo que quase nunca acreditou a começar a acreditar, lá, naquele jogo frente à Holanda. Foi aí que a vontade de hastear as bandeiras começou, foi aí que renasceu a vontade de ir ver os jogos para as praças, foi aí que os carros voltaram a buzinar... 

Sempre disse que, por mim, Paulo Bento e alguns jogadores não fariam parte da melhor Selecção, mas hoje, dando uma boa parte do braço a torcer, tenho que lhe dar os Parabéns, a ele e àqueles jogadores que demoraram a convencer-me (bem, há dois que nunca me convenceram!). 

Paulo Bento conseguiu construir uma equipa, uma equipa com entreajuda, com níveis e desníveis qualitativos (em termos de jogadores e jogo) que, na verdade, foram compensados e recompensados pela forma como quiseram e conseguiram calar todos aqueles que os criticaram. Afinal, assumamos, esta foi e é a nossa Selecção, porque é a que temos, gostemos mais ou menos. É a ela que temos que apoiar, sempre. 

Mas, em jeito de conclusão, e basta rever-se o jogo de hoje e o da Alemanha (além da "sorte" frente à Dinamarca), Portugal fez a diferença quando teve ao seu nível quem faz a diferença, daí ser considerado por muitos o melhor do mundo, gostem ou não do seu "estilho". Ele é um grande jogador. (ponto)

Hoje, por exemplo, Portugal não venceu só por causa da "lotaria", não venceu porque a afinação do capitão não esteve nos seus dias. É, repara-se mais e critica-se mais ainda quem está mais exposto, como é o caso. E hoje perdemos porque o CR7, mesmo correndo e correndo, não conseguiu, ou não o deixaram conseguir o que, como todos nós, também ele queria, e muito. Foi pena.

E com mais pena fico porque, além de sentir que golearíamos a Alemanha (fezada em nome próprio!) na final, percebeu-se que Cristiano Ronaldo, muito provavelmente, perdeu a final da sua e nossa Selecção (ele não é Espanhol.) e a bola de ouro, a qual para mim, merecia, depois da época extraordinária que fez.

Se a nossa Selecção merece ser recebida com aplausos amanhã, na sua chegada a terras Lusas, claro que sim! Passou de "menos " a "mais ou menos" e conseguiu chegar ao "mais", aquilo que sempre desejamos (todos), os mesmos ("todos") que duvidaram.

Perdemos e, pelo prolongamento, merecemos perder, já que os Espanhóis mostraram ter mais "vontade" de vencer o jogo. Mas, do mal o menos, saímos como Vencedores; já que ganhamos uma equipa, um país e, espero eu, uma Selecção com futuro, ou melhor, uma Equipa com futuro, mesmo com Paulo Bento. 

Francisco Moreira

* Gostei das prestações de vários jogadores, mas tenho que destacar Pepe como o melhor jogador da Selecção Portuguesa em toda a prova. Para mim, merece ser eleito o melhor do torneio.

* Ah! Não perdemos por causa do árbitro, desta vez.

0 comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive