quinta-feira, 14 de junho de 2012

"O Brasília"


Numa altura em que uma das mais emblemáticas zonas da cidade do Porto, a Boavista, tem um Shopping Center encerrado há anos, o "Dallas", um outro que o querem deitar abaixo, o "Cidade do Porto" e ainda um terceiro que está completamente "moribundo", o "Brasília", opto por relembrar alguns dos momentos que por lá fui passando, pelo "moribundo", aquele que, infelizmente, passou de platina a latão, na escala de poder e glamour dos centros comerciais, que era como se denominavam, julgo.

Quando abriu, há 35 anos atrás, e durante muitos, muitos anos, havia quem dissesse e sublinhasse que o "Brasília" era um dos melhores da Europa, porque, em termos de comparação com o resto do país, não haviam dúvidas: era incomparável.

Foi no "Brasília" que passei grandes momentos na discoteca "Brasília Club".

Foi no "Brasília" que vi e tentei aprender a dançar "Breakdance".

Foi no "Brasília" que subi e desci vezes sem conta as escadas-rolantes, as minhas primeiras, talvez.

Foi no "Brasília" que comprei as primeiras alianças de comprometido em ouro, e numa ourivesaria com o meu apelido de então.

Foi no "Brasília" que passei tardes e mais tardes de Domingo a fazer companhia ao pai da minha namorada da altura.

Foi no "Brasília" que comprei o meu primeiro bilhete de avião, na TAP, para ir ao Brasil.

Era para o "Brasília" que muitas vezes me dirigia; primeiro de autocarro(s), depois à boleia e mais tarde já a conduzir o meu "Renault 5 GTL" de cor "verde-escarro". (uma dia contarei a minha vida com ele, o "KIS", como o baptizei, ou talvez não! - risos)

Ironicamente, mesmo sabendo que o "Brasília" está "moribundo", continuo a passar por lá quase todos os dias 23 ou 24 de todos os Dezembros, para fazer algumas compras de Natal. Acho que é por puro saudosismo, porque, geralmente, o que compro, são "opções auto-forçadas", para dizer que lá fui, que fiz compras, ou melhor, que ainda lá fiz compras, poucas, vá! Tenho esta mania de me afeiçoar às coisas... para sempre, a mesma mania que tenho para com as pessoas, os lugares...

Doí-me ver o melhor Shopping Center "deitado à porta da rua por cima de um papelão de esperança", da que já não o é há anos e mais anos. Dói-me este coma profundo e sem sinais de hipótese de vida que tentam afundar algumas das muitas boas memórias que de lá trouxe. Mas, sonhador que sou, ainda acredito - com dificuldade - que, um ano destes, alguém pegará numa "lata de tinta" e pincelará todo o tanto que o "Brasília" já foi, nem que seja para eu ter onde fazer todas as compras de Natal, lá nos dias 24, como aprecio.

É que foi no "Brasília" que eu e muitos também crescemos um pouco... ou muito.

Kiko

* Uma nota para o "Dallas", porque também merece ser relembrado. Foi no "Dallas" que comprei alguns dos melhores LP da minha vida, como por exemplo o "Slippery when wet", dos Bon Jovi, e o "Rebel Yell", de Billy Idol, entre tantos outros. (numa discoteca que ficava quase à entrada, depois de se subir toda aquela imponente escadaria)

0 comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive