sábado, 9 de junho de 2012

"A nossa Selecção"


É, neste verão de 1982, ainda só tenho 12 anos, mas já sou Português de bilhete de identidade na mão, e com assinatura direitinha, com todas as letras treinadas desde a escola primária.


Aqui ao lado, em Espanha, está a acontecer um Mundial de Futebol. E a minha televisão "Grundig", a preto e branco com celofane azul, sob o patrocínio da minha Mãe, deixa-me ver alguns jogos. E já que não está lá a nossa Selecção, porque ainda somos pequeninos, mesmo havendo aquela outra altura do "Pantera Negra" - a qual me contaram ter sido um sucesso, torço pelo Brasil, o "meu" Brasil... emprestado. 


Mas eu acredito. Acredito que um ano destes, os jornais e as televisões de todo o mundo irão falar de Portugal, do meu Portugal... Tenho fé, muita fé!

Daqui a 2 anos, em 1984, no Europeu, por exemplo, ainda iremos às semifinais, mesmo que percamos contra a França do Platini.
Daqui a 4 anos, em 1986, já no Mundial, 20 anos depois do tal 1966, ainda iremos ao México, mesmo que percamos por "trocas e baldrocas".

Daqui a 14 anos, em 1996, novamente num Europeu, ainda haveremos de ir aos quartos-de-final, nem que o Poborsky faça um chapéu ao Vítor Baía.

Daqui a 18 anos, em 2000, acredito que iremos defrontar a França novamente numa semifinal, mesmo que o braço do Abel Xavier dê direito a um penalti que nos afaste já no prolongamento. 

Daqui 20 anos, em 2002, iremos ao Mundial do Oriente, mesmo que o João Pinto dê um murro ao árbitro e saiamos de muletas ao jeito do seleccionador.

Daqui a 22 anos, em 2004, estou em crer, já teremos peso no mundo do futebol Mundial e deixar-nos-ão organizar um Europeu, mesmo que na final percamos com a Grécia e choremos baba e ranho.

Daqui a 24 anos, em 2006, haveremos de estar em mais um Mundial, mesmo que fiquemos em 4º lugar, por perder com a Alemanha.

Daqui a 26 anos, em 2008, tenho a certeza de que iremos a mais um Europeu, mesmo que percamos nos quartos-de-final, e uma vez mais com a Alemanha.

Daqui a 28 anos, em 2010, quase aposto que voltaremos a marcar presença num Mundial, mesmo que a Espanha nos afaste nos oitavos-de-final da prova. 

Daqui a 30 anos, em 2012, ainda seremos campeões da Europa, mesmo que percamos todos os jogos, se não os ganharmos a todos, para espanto geral.

É, eu sei que só estou a sonhar! E que a nossa Selecção, de tão pequenina que é, neste 1982, certamente que não terá presença em mais do que um ou outro Mundial ou Europeu, e que, para sentir (pelo menos um pouco) este meu ser tão Português, lá terei que continuar a torcer pelo "meu" Brasil, mesmo que ele não jogue na Europa.

Por isso, e desde já, 30 anos antes, assumo que quando chegar a 2012, contar-vos-ei se acertei em todos os meus sonhos e prognósticos, e a cores, imagino.

Kiko

0 comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive