sábado, 28 de abril de 2012

"O Dedo"



Não me recordo se usei chupeta durante muito tempo, nem tão pouco se me perdi "de amores" por um ou outro dedo da minha mão, já que nunca me chegaram aos ouvidos relatos dessas coisas. Mas recordo - como se fosse hoje - um dos gelados que mais gostei e devorei nos anos 80: o "dedo", pois claro.

Tenho uma vaga ideia de que, quando surgiu, emoldurado por uma forte campanha televisiva, fez com que vários da minha geração (e de outras, já agora!) andassem à procura dele por tudo quanto era sítio. E, convém não esquecer, não haviam muitos pontos de venda de gelados, e estes apareciam quase exclusivamente no verão, vá lá, primavera-verão.

Mas o que tinha o "Dedo" de tão especial?

Nada. Já que, como muitos outros gelados, era composto por gelo e por um sabor que era uma mistura de groselha com morango - se é que o paladar da memória não me está a enganar.

Na verdade, este gelado - que foi um enorme sucesso, dava nas vistas por, pura e simplesmente, permitir que se chupasse no dedo, embora num dedo com sabor, seguindo-se, ao fim do "dedo esticado", o resto da mão, como se imagina.

E haviam dias, muitos, em que o número de exemplares ultrapassava as 3 unidades, já que sabiam sempre a pouco. Enfim!

Certamente que haverá um ou outro estudo psicossocial que explique o fenómeno, mas, numa análise primária - a minha, e com toda esta distância temporal, sou daqueles que, mesmo não tendo o hábito de chupar no dedo, aproveitei-me do gelado para o fazer, e mesmo numa idade onde já não ficava bem fazê-lo. Afinal, quando ele surgiu, todos passaram a "chupar no dedo", mas de gelado, claro!

Se "ia" um agora?! Talvez não, principalmente por haverem alternativas muito mais "crocantes" e interessantes, mas que, na altura, o "Dedo" serviu, por exemplo, para trocar alguns beijos (salivas) com algumas miúdas, lá isso serviu! E podre ficava eu quando elas mo trincavam, ao "Dedo", claro! (risos)

Kiko

0 comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive