terça-feira, 27 de março de 2012

“Countdown”


“Countdown”

O que destaco hoje em termos de memória televisiva não é uma série mas poderia muito bem ser considerado como tal, já que “Countdown” era emitido em todas as tardes na extinta “Europa TV” via “RTP2 e tinha uma legião de fãs que não perdiam um único “episódio”.

A “Europa TV” pretendia ser uma rede Europeia de televisão (nunca o conseguiu) mas, se bem me lembro, o que de melhor por lá teve foi mesmo o “Countdown”, o programa apresentado pelo idolatrado loiro Norte-Americano que recebia mais cartas de Portugal do que do resto da Europa, Adam Curry. 

Tratava-se de um “Top” com subidas, descidas e apresentação de telediscos, uns mais famosos do que outros, mas todos vistos com máxima a atenção, por serem emitidos no programa mais “amado” pela juventude daquela década de 80. Também tinha actuações ao vivo precedidas de entrevistas (não traduzidas, se bem me lembro).

“Cowntdown” transformou-se num sucesso Europeu (Portugal era talvez o seu maior fã), ao ponto de conseguir a presença das principais estrelas da altura, como demonstra o vídeo em anexo… O sucesso manteve-se até ao dia em que, infelizmente, Adam Curry anunciou duas coisas: o final do programa (o apresentador foi para a “MTV” em 1987) e uma nova banda, os “Europe”, com uma canção (The final countdown) que tinha tudo a ver com o programa e principalmente com aquele desfecho, com aquele adeus que ficou enraizado na memória de milhões de jovens. 
Quem ficou orgulhoso de ver a Lena D´Água a passar no programa?

Quem ficou estupefacto com o vídeo da Sabrina onde se via um mamilo?

Quantas meninas se apaixonaram pelo apresentador?

Quem assume chorou com o fim do “Countdown”?

Muitos, certamente.

Eu, por exemplo, fiquei tão triste que acabei por ir a correr a uma (já extinta) famosa loja de discos comprar o tal single dos “Europe” (tinha chegado naquele mesmo dia a Portugal). E, das milhares de vezes que o ouvi (e ainda ouço,) recordo sempre um dos programas televisivos que mais me marcou, o eterno “Countdown”.

Ainda hoje há quem chame “The final countdown” a “Countdown”, mas “Countdown” só há um, ou melhor, houve.

Francisco Moreira


0 comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive