domingo, 26 de fevereiro de 2012

Desde Pequenino...


DESDE PEQUENINO...

Tenho que deixar de ir jantar a um restaurante na Maia que até aprecio, pelo menos em dias de jogo do Glorioso. Numa semana, dois jogos, dois jantares e nada de vitórias, nem na conta! (risos)
Tudo isto apenas e só para expressar alguns pontos curiosos quanto ao futebol, o tal espectáculo onde (todos esquecem) quem Ganha são os envolvidos, vençam, percam ou empatem, e quem perde sempre, sem ganhar nada, são os adeptos.
O clube do qual sou adepto (Alguém sabe porque é adepto do clube de que é?) passou de "Bestial" a "Besta" (destaca-se o treinador, nesta frase) porque, em toda a época (esta), demonstrou ser superior aos seus adversários e, nestes últimos dias, perdendo 5 pontos, até parece que perdeu o campeonato com 20 pontos de atraso, como aconteceu há umas épocas, de má memória, sublinhe-se.
Ser adepto é criticar, amuar e... apoiar, sempre. Não é insultar e esquecer o bom que se construiu. A memória curta faz mal, muito mal, inclusive num entretenimento como é o futebol.
Caros Benfiquistas, algum de vós prefere o Benfica das épocas antes de JJ? Eu, confesso, não. Mas sei de clubes que, mesmo criticando-o, não se importariam nada de o ter.
E, já agora, se o SLB estivesse assim tão mal (comparando com os seus adversários), será que os adeptos dos clubes adversários (ignorando quase completamente o que se passa no seus clube, arranjando "oxigénio" nas falhas dos outros para colmatar mentalmente os desaires internos) perderiam tanto tempo a "falar" do SLB? Não. Porque até eles, GENERALIZANDO, mesmo não admitindo, sabem que, esta época, o FCP está no lugar que está mais por demérito dos outros do que por mérito próprio.
E, já agora, seria interessante ver os mesmos que dizem que o SLB é (sempre) levado ao "colo" a afirmarem que os 2 penaltis de ontem, ironicamente, "não existiram". (haverão sempre falhas dessas, e com todos os clubes, por isso é que o "ser-se roubado" dá para todos os lados, dependendo de quem vê e de quem só quer ver o que interessa).
Resumindo:

- Prefiro um SLB como o dos últimos anos, mesmo que perca, pela identidade e luta.
- O Glorioso vai derrotar o FCP na Luz (e, uma vez mais, infelizmente, o VP será insultado, ou então o árbitro vai estar comprado)
- O Benfica será campeão, quanto mais não seja porque, esta época, ao contrário de outras (muitas), merece, como mereceu há duas.
- O futebol é um espectáculo e ser-se adepto não é insultar, é sentir, opinar e apoiar. (quem não concorda, deveria mudar de clube, seja ele qual for)

Ah! Não sou do Feirense desde pequenino, sou do Benfica. E sabem porquê, já agora, porque, quando senti que despertei para a vida, quando dei por mim como ser pensante, celebrava-se a vitória do Benfica por ter sido campeão, e eu, vendo aquela alegria, quis integrá-la. (e isso acontece à grande maioria das pessoas que dizem que são deste ou daquele clube, esquecendo-se que, das duas uma: ou foram "convencidos" por pessoas próximas ou por festejos de vitória, já que; tudo o resto é conversa, tal como, na prática, é o futebol, fora habitat dele, aquele que vemos nos campos ou nas televisões e do qual, verdadeiramente, nunca fazemos, fizemos ou faremos parte, por mais "postas de pescada" que lancemos. (sorrisos)

Bom Domingo!

Francisco Moreira

0 comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive