terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Eu e o Nós

É uma pena que o mundo, apesar de ter uma linguagem comum, além de inúmeras formas de se "traduzir", esteja com um gigantesco problema de expressão.

E já não sei se o problema passa pelo emissor, pelo receptor ou pelos meios - cada vez mais evoluídos e simplificados. Mas, na verdade, entendemo-nos muito mal, ao ponto de caminharmos precipitadamente e convictamente uns contra os outros, embora, ironicamente, "todos" desejarmos o mesmo, mesmo que remando em velocidades e verbalizações bem diferentes.

Que é feito do senso-comum?

Que é feito do querer-se o melhor, para nós e para os outros?

Que é feito da entreajuda?

Que é feito do "nós"?

É, o "nós" mais parece um termo perdido, abandonado, sem eira nem beira, usado como marketing e pouco mais. E há quem sublinhe que já nem a família tem o peso que tinha, que os elos são fracos, fraquíssimos, e tudo em função de um umbigo aglutinador, fervoroso guerreiro contra tudo e contra todos...

"- Que viva o Eu!" é a bandeira da moda, desculpada com a tal da necessidade dos tempos modernos em função de uma esquizofrenia que se apelida de sobrevivência, embora me apeteça baptizá-la de demência...

Onde chegaremos assim?

Quem somos hoje, afinal?

Haverá amanhã? E como será?

Por este andar, mais dia, menos dia, acabaremos por matarmo-nos uns aos outros. E quando a história decidir dar título ao (nosso) livro, muito provavelmente chamar-lhe-á: "Problema de Expressão - O dia em que o Eu engoliu o Nós sem se aperceber que fazia parte dele".

Francisco Moreira

2 comentários:

Jota disse...

Há termos que não pertencem ao dicionário da quase maioria.
Diz bem FM, o senso-comum, a entreajuda, o melhor para todos, e por aí fora...
Tudo se passa porque hoje em dia, embora mais altas que antigamente, a quase maioria das pessoas como digo, está limitada a ver pouco mais do que acima do seu umbigo.
A carência de valores origina a perda de certos vocábulos, tal como, o bem comum.
Abraço.

FM disse...

Nem mais, Jota, nem mais!
Abraço.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive