domingo, 5 de junho de 2011

Troika

Começo por referir que, à décadas, adoro seguir as noites televisivas em dias de eleições, principalmente a "solo" e em eleições legislativas. E hoje, como não poderia deixar de ser, lá estive de "zapping" na mão.

Sem ir directamente para a análise aos resultados, permitam que o meu primeiro sublinhar seja direccionado para aquele que, no meu ponto de vista, foi, até à data, o melhor discurso de derrota das últimas décadas: o de José Sócrates, o principal derrotado, ou talvez não.

Gostei do que disse, gostei da sua postura e gostei da forma como assumiu a derrota e parabenizou os vencedores, se é que os há. (sim, acho que ainda teremos saudades dele, ou melhor, acho que regressará, seja como primeiro-ministro, seja como presidente da república)
Quanto aos resultados, e quando faltam apurar 30 freguesias, permitam que escreva que, no meu ponto de vista, não há um vencedor, pior, há vários derrotados, mas a isso já estamos habituados, embora, quase sempre, "todos" se assumam como vencedores.
Pedro Passos Coelho, apesar de ter tido o maior número de votos, não ganhou como deveria, dadas as circunstâncias politico-económicas do País. No mínimo, para ser considerado um vencedor, deveria ter ganho com maioria absoluta. Recordo que Sócrates, à 6 anos, venceu com maioria absoluta com condições muito menos favoráveis do que as actuais para o líder do PSD. Mais, acho que ainda ninguém percebeu que este será um governo refém de um PP - Paulo Portas ou Partido Popular (será egocentrismo ter escolhido esta sigla?!), que, dada a campanha e o não (aceite) acordo pré-eleitoral, custará bem caro a Passo Coelho, aparentemente com vontade mas sem a "estaleca" necessária para assumir um papel forte e inquestionável, algo que Sócrates sempre conseguiu junto dos seus ministros, todos, mesmo quando as coisas estavam mais "azedas" em termos de popularidade.
Faço uma "vénia" ao PCP, ou CDU, se preferirem, por continuar "estoicamente" a sobreviver, independentemente do envelhecimento do seu eleitorado e da sua "cassete".
Quanto ao BE, ficou provado que, afinal, as "fintas" (apoio a Manuel Alegre seguido de Moção de Censura) deram para o "torto", prevendo-se que, a médio prazo, possa diluir-se, tal como aconteceu com o PRD (um partido que existiu sob a "capa" de Ramalho Eanes).
E para não me alongar muito mais, em jeito de remate, até acho que é "bom" voltarmos a ter uma AD, mesmo com "submarinos" e "torpedos" ao longo de uma nova legislatura que, ou muito me engano, nos bastidores, terá inúmeros episódios, ao jeito da era Durão Barroso. Só espero é que ninguém deserte!

Por outro lado, sublinho que é irónico passarmos a ter um governo que, friso, é composto pelos grandes responsáveis pela vinda da "Troika" e que, não menos ironicamente, começará a ser colocada em prática já amanhã. Por isso, mais do que celebrar - e refiro-me aos vencedores, estou para ver se os votos de hoje conseguirão o efeito anunciado ou se teremos uma "Troika" dentro da "Troika" com a desculpa da "Troika". É que, pelo menos para mim e muitos outros, fico com a sensação de que, ao contrário do que Cavaco Silva anunciou como desejo, não teremos um governo forte e determinado, mas sim um governo que vai ter que usar vários remos para conseguir sobreviver ao "Triunvirato", o tal "restaurante" que abriu "Portas" antes do tempo e deu "Passos" errados para algo que, desejo, não se venha a transformar num abismo.

Francisco Moreira


* Ah! Só mais uma nota: espero que os milhões que não foram votar que, pelo menos desta vez, não andem a "gritar" que os políticos são "isto e aquilo", porque foram eles - os cidadãos que só o são quando lhes interessa ou têm que o ser - que também os escolheram, a estes.

16 comentários:

Feliciano Ferreira disse...

Confesso que não estou totalmente de acordo... confesso , porém que não estou em total desacordo...
Confesso que este pais, e o mundo estão de mal a pior... que não sei se "parabenizo" a saída de Sócrates, ou a entrada de Passos Coelho...
Estamos perante uma crise de Pessoas... Pessoas capazes...
provavelmente o meio politico é tão perverso que mesmo que pessoas de bem, e capazes, optem por enveredar por este meio, acabam por inquestionavelmente, ser envolvidos em jogos de interesses e esquemas sórdidos que corrompem...

Estaremos portanto e na minha modesta opinião, em fase de reestruturação, ou eminente colisão com um futuro bem menos colorido do que o passado que tão difícil consideremos...

Acredito que neste cenário teríamos 2 opções, ou deixar governar quem já mostrou não reunir as condições necessárias (e explico já o porque), ou arriscar, num candidato que pelo menos e por muita remota que seja essa possibilidade, pode conseguir fazer algo menos mau.

Num meio, onde o que se aparenta é tão importante, constatamos que na pratica o mais importante não é a verdadeira eficiência, ou o profissionalismo com que se toma determinadas decisões... mas sim, o que aparentamos ser, e a forma como as transmitimos as decisões.
Socrates, na minha opinião, já não possui credibilidade interna e externa (sendo neste caso bem mais importante a externa, quer queiramos quer não), Passos Coelho, simplesmente não tem imagem criada...
ou seja, entre algo que já sabemos estar destruído por força do querer parecer ou estar, ou algo que eventualmente pode ser, ainda que remotamente... qual a decisão???

Pois, efectivamente nenhuma das opções agrada... tivemos de escolher (ou deixar escolher) a decisão que é menos MÁ...

Com legislativas que batem recordes em abstinência/não comparência.. podemos apenas estar certos, que cada vez mais os portugueses estão mais desacreditados na politica e talvez no futuro...
como mudar isso? eu não sei... mas espero que algures alguém saiba...

FGF

FM disse...

Que esse teu acreditar tenha resultados... mas dos Melhores, espero e desejo eu, independentemente das cores.
Cá estarei, cá estaremos...
Abraço.

Ricardo disse...

Caro amigo Francisco.
Um dia havemos de tomar um looooongo café, para te poder mostrar quão errado estás.

Só para mote da conversa, deixa-me dizer que a história universal está cheia de gajos que os tiveram no sítio. Olha, um deles foi Hitler.

FM disse...

Caro Amigo Ricardo,
O café será sempre bem-vindo, desde que, para me mostrares o que quer que seja, não "convides" para nos acompanhar quem nunca os teve, porque se os tivesse não se teria escondido, seja no suicídio, na América do Sul ou no seu "bunker". (sorrisos)
Abraço.

Marina Ribeiro disse...

Sócrates não foi tão "derrotado" como julgam e Passos não se saiu tão "vitorioso" como pensam. Sócrates saiu bem do cenário, Passos hà muito que entrou mal, a leste... da realidade.

Ricardo disse...

Ok FM, eu acrescento à minha lista alguns nomes de "com eles no sítio":

Hugo Chavez, Kadafi, Kim Jong-il, Robert Mugabe, Fidel Castro, Pinochet, Salazar, Mussoulini...

O mal não está em votar Scrates por se defender uma cultura socialista. O mal está é nos argumentos que se usam.

FM disse...

Concordo Marina.
Só espero que "os" tenha para comandar o "barco" e que não entre em "porta-submarinos"... (sorrisos)
Beijos.

FM disse...

Como sabes, Ricardo, não faltam exemplos, nem nomes, dependendo do lado que queiramos usar a nosso favor.
Ah! E claro que podemos sempre ver o copo do lado mais cheio ou mais vazio, obviamente.
Mas, por outro, lado, ainda bem que nem todos somos "Sportinguistas", é sinal de que a Democracia é melhor do que outras "políticas", principalmente das mais "seculares". (risos)

Abraço.

bisturi disse...

Caro amigo :
Foi a pensar no que escreve no fim que ontem fui votar...
Agora sinto-me LEGITIMADO para criticar quem lá esteve, quem para lá vai, o governo e a oposição, sem dar CAVACO a ninguém!!!
Agora falando a sério, acho que não é o voto nas urnas e em momentos de crises artificiais que legitima ou não a LIBERDADE DE CRITICAR QUEM QUER QUE SEJA QUE TRATE DA COISA PÚBLICA...
Era só o que faltava e por isso é que discordo redondamente do prof Anibal e das suas perorações descontextualizadas que ele tão bem nos tem presenteado.
Sai um troca tintas e entra um TROIKA -TINTAS!!!
Deus tenha piedade de nós pobres pecadores que não mereciamos tamanha provação!!! ou será que sim?
abraço e como eu te compreendo amigo ...temos de afogar as nossas mágoas e desconsolos...

bisturi disse...

P.S.:
Temos a TROIKA PERFEITA: Pedro Passos Coelho, Paulo Portas e Cavaco Silva!!!
Nem Sá Carneiro conseguiria imaginar tal quando há mais de trinta anos pedia: UM GOVERNO, UMA MAIORIA , UM PRESIDENTE !!!
Estamos entregues à TROIKADA !!!

Ricardo disse...

Eu prefiro ver o copo pelo lado meio cheio.

E quanto às novas oportunidades, deixa-me que te confronte com um situação que espero nem tu, nem eu nem ninguém tenha de passar por ela: se um dia o teu filho entrar de urgência num hospital a necessitar de uma daquelas operações "entre a vida e a morte" e te derem a escolher entre um médico que seguiu a sua carreira académica normal, ou um saído das novas oportunidades, diz-me com sinceridade qual escolhias!!!

FM disse...

Caro Amigo, apesar de te referires ao preferires o copo meio cheio, o exemplo que apresentas demonstra que não o "aceitas" como referes.
Isso lá é pergunta?! (risos)
Ou por acaso achas que todos os formados são de uma competência inquestionável?!
Como já te disse, nunca faltarão exemplos para qualquer um dos lados, embora, no campo das novas oportunidades, para mim (sem canudo, talvez por isso!), considero que mais vale ter mais formação do que não ter nenhuma, seja ela bem ou mal admnistrada. É que se quiseres um exemplo do género do teu: não faltam "doutores" que não sabem escrever uma única frase sem erros ortográficos, o que, por outro lado, não invalida que possam ser excelentes no seu "metier".
Falaremos daqui a 4 anos e, sinceramente, espero poder dar-te razão.
Abraço.

Ricardo disse...

Concordo que mais vale ter pouca formação que nenhuma.
Mas a dificuldade deve ser a mesma. O problema deste país foi no facilitismo de tudo: foi facil comprar casa, foi facil passar de ano sem estudar, foi facil ganhar dinheiro sem trabalhar... tudo foi facil.
Exames ad hoc sempre houve... mas é preciso estudar muito... e o pais precisa de licenciados para as estatísticas, independentemente se sabem ou não.
Da pouca experiência que vivi em 3 anos em que dei explicações de matematica, fisica e quimica, posso dizer-te que fiquei chocado quando alunos do 12º precisavam de máquina de calcular para multiplicar 10 por 1.
No nosso tempo isso já se sabia na escola primária.

FM disse...

Ah! No nosso tempo! (fala-me a cantar, e afinado) (risos)
Abraço.

bisturi disse...

E a mim não respondes??????

FM disse...

(risos)
Tenho que te responder pessoalmente, Bisturi. Marca lá uma data de fim-de-semana para julho... e manda contacto para franciscomoreir@netcabo.pt (tal como está escrito). Abraço e Até Breve!

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive