quarta-feira, 14 de abril de 2010

Café vs Cevada

O Amor, aquele que todos procuram, nem que seja por um minuto, é como o café. Refiro-me àquele café "bem tirado", com creme, com solidez, com sabor intenso, àquele "senti-lo" que se prolonga "horas" a fio, não só no paladar mas principalmente numa extensão de prazer que se transporta no pensamento, na vontade de fazer dele uma memória para sempre.
Sorte daqueles que, como eu, Amam. Sorte daqueles que, como eu, não se importam de o repetir ininterruptamente. Sorte daqueles que, mesmo desconhecendo o amanhã, sentem-se felizes por terem um hoje também feito de tantos "ontem's".
Mas, por outro lado, e voltando ao exemplo do café, há quem tente à "força toda" tomar a - dita - necessária dose de café em qualquer balcão, a qualquer preço, seja ele cheio, sem creme ou mesmo "água-choca". É, há quem, sem nunca ter provado o verdadeiro sabor do café, se ache um entendido de primeira instância, e se gabe da sorte que tem, da forma como sabe "tirar" o café em seu proveito, numa tal de experiência que, convenhamos, não vem, de todo, nos livros, nem tão pouco na idade do bilhete de identidade.
Como é que eu sei que não sou o homem do café "mal tirado"? É simples. Quando o sabor do café é autêntico, jamais temos a necessidade de recorrer ao açúcar para adocicar o paladar. Quando o café é verdadeiro, não necessitamos de o "colorir" com bolachas e demais adornos. Quando o café é café, não recorremos ao pires para nos ajudar a "aguentá-lo".
E que bom é o café, seja ao despertar, depois do almoço, ao entardecer ou mesmo ao adormecer... Incongruência?! Não. O café nunca tira o sono, quem tira o sono é a "cevada", por mais semelhanças que aparente ter com café de excelência.
Francisco Moreira

8 comentários:

Hélder Ferrão disse...

E que bom que é fumar um cigarro logo depois do café... (gargalhadas)
Abraço, Francisco

FM disse...

(risos)
Pois!
Abraço, Hélder.

Rafeiro Perfumado disse...

E por vezes, tal como o café, se não o tomarmos com cuidado queimamos a língua!

paulofski disse...

Olha-me para este, que o café não tira o sono! Depois desta orgia metafórica de misturar o amor no café, diria até que tira o sono a qualquer santo!

FM disse...

Por isso, Rafeiro, é que há uma grande separação entre o amor e a paixão, sem esquec~er de valorizar amobos, claro.
Abraço.

FM disse...

(risos)
Estiveste bem, Paulofski.
Bons "sonos". (risos)
Abraço.

Eduardo Carvalho disse...

Sempre gostei de um bom café...
Pela manhã é o que sabe melhor , desde que seja bem tirado.
Já provei muitos cafés, no entanto os ultimos têm sido amargos e sem a solidez e a frescura que eu gosto
Penso que por vezes o café não gosta de mim nem tão pouco tem paciencia para que o prove...sao momentos...acho mesmo que tenho de mudar de café.
E nunca se equeçam um café ao inicio de uma conversa pode dar frutos.

FM disse...

Que bem escrito caro Eduardo!
É uma pena escrever tão pouco...
Abraço e Bons Cafés.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive