terça-feira, 27 de outubro de 2009

"Doentes"

Não é de hoje, mas hoje também foi dia, naqueles "breves" minutos em que me entrego à leitura das "gordas" nos vários jornais que me mostram o mundo, cada vez mais doente...
E a crueldade humana continua em primeira página, naquelas tristes histórias não dignas de um filme de terror, naqueles episódios que também acontecem ao virar desta e dessa esquina, aqueles conteúdos macabros que me obrigam a tentar desesperadamente encontrar justificações nas letras mais pequenas, embora em vão.
Como podem chamar-lhe doença? E por que é que não os internam de vez? Como é possível dar direitos a quem faz da vida de um ser indefeso um caminho de dor, para sempre? Como é possível haverem lacunas na lei, principalmente na que defende as crianças?
Enoja-me, mas, mais do que isso, preocupa-me ver tanto ser a ser libertado em troca da apresentação de um bilhete de identidade na esquadra ao lado do café das suas redondezas.
E a identidade presente e futura das tantas vítimas, quem irá "limpá-la", "descicatrizá-la", purificá-la, invertê-la?
A "doença" continua a ser notícia todos os dias, continua ali ao lado das outras histórias, embora perdendo destaque para as que servem de "desbloqueador de conversa" e falam do roubo do árbitro no jogo do Conimbriga, do aumento em 200 miligramas do silicone da Miss Teenager Salvaterra de Baixo e do PSI 20 que subiu umas décimas à custa do almoço entre CEO's de 2 empresas.
É, pelos vistos, a "doença", mesmo quando exposta aos 7 ventos, tem mais tentáculos do que as páginas amarelas mas escuda-se muito bem nas repetidas sentenças que safam quem "pecou" mas não "pagou", porque não haviam provas devidamente provadas graças ao defeito da "luva" usada para as "apanhar", ou outra "coizita" qualquer, assim para o "relevante", para o "libertadora", para o coitado do "doente", claro.
É tão triste ver tanto "homem de bem" a portar-se tão mal e a deixar de ser notícia 2 dias depois porque não faltam mais e mais exemplos que lhe sigam as pisadas do "vírus".
E o pior, é que se os Pais agredirem o "doente", este último recebe uma reprimenda de prenda e uma caixa de Xanax de bónus enquanto a vítima ficará com a "conta" e, se se fizer justiça, fará visitas à cadeia para ver os Pais que usaram a espada que, destas tantas vezes, não funcionou, por erros processuais, "infelizmente".
Que mal vai o mundo. Sim, e é também por isto que ele se revolta, em tempestades, crises económicas, epidemias e afins, numa espécie de grito que parece não ser ouvido, ou melhor, é facilmente ignorado após o fechar do jornal, mesmo que seja diário.
Francisco Moreira

4 comentários:

Barbie Boy disse...

Quando terminei a leitura desta verdadeira janela virada para o mundo ( com vistas deslumbrantes), acredita que só me ocorreu trotear aquela música..." ...A TERRA GIRA AO CONTRÁRIO E OS RIOS NASCEM NO MAR... Pena que a quadra tenha sido feita para ilustrar os Loucos de Lisboa, porque sempre fui da opinião que ela ilustraria na perfeição, dia-a-dia, nesta bolinha azul.
Grande Abraço

FM disse...

Olá, Barbie Boy!
Pois é, é uma janela louca, que ainda por cima não os interna num qualquer manicómio, mais parece que somos nós, os internados.
Abraço.

Hélder Ferrão disse...

Ás vezes, até custa a acreditar que existe um "plano divino" para a evolução da Humanidade... Claro que,"depois", vem aquela "coisa" do "Karma" a explicar que, estas "doenças" são necessárias para o "Equilibrio"...Nunca o hei-de entender, talvez um dia...Mas, neste momento, e, pegando numa palavra tua, tudo "isto" enoja-me...
Abraço

FM disse...

Nem tudo, mas muita coisa... E principalmente esta "doença" da Pedofilia e afins.
Abraço, Hélder.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive