sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Aprendiz

Gosto desta relação entre mim e mim; a de aprendiz que usa o que vê e sente para se armar em professor, usando as palavras como balas, independentemente do ricochete provocado pela distracção, aquela que o ângulo permite vezes sem conta à custa da "irreflexão".
Sejamos francos à moda antiga. Afinal, a liberdade é sinónimo de "chamar os bois pelos nomes", e é isso que deveríamos sempre fazer, aprender e partilhar, escorregar e levantar, perder e vencer, de preferência sem grandes penalidades mal assinaladas pelo árbitro que rouba para "quem dá mais". E é esta uma das razões que me leva a escrever por estas bandas, muitas das vezes esquecendo que "toco" e "firo" quem me lê, embora sempre sem intenção.
Quero apenas mostrar o que penso e fazer-me repensar, e, se possível, usar isso para que outros façam o mesmo; que repensem, que hajam, que se levantem e digam "-Estou aqui!".
Mas nem sempre as palavras são bem-ditas ou bem ditas, há letras a mais ou a menos que, por vezes, fazem com que pareçamos bandeiras de guerra, empunhadas em batalhas demasiado pessoais, involuntariamente íntimas.
Cada um sabe "o que a casa gasta", cada um sente por si, mesmo quando o senso comum grita que as regras são universais, que há um "8 e 80" a balizar os passos, seja qual for o número do pé.
Quando escrevo - e escrevo tanta palha, não coloco fotografias conhecidas, e muito menos desconhecidas, à minha frente. Evito auto-bloquear o dicionário que escorre sempre a ritmo acelerado, vertiginoso, afiado, verbalmente poderoso... Quando, na verdade, as minhas provocações nada mais são do que alfinetadas em forma de adjectivos que, supostamente, tentam fazer crer naquilo que a maior parte evita ver.
Não, não vou conseguir mudar o mundo, inclusive o meu, mas, pelo menos, ou pelo mais, vou assinando contratos entre o aprendiz e o professor.
Francisco Moreira

8 comentários:

Unknown disse...

Obrigada por fazeres tudo isso, e mais a companhia ;)

Beijo

FM disse...

Eu é que agradeço!
O "Essências" esteve por um fio... Se é que já não está.
Beijos.

maria inês disse...

É mesmo isso... uma aprendizagem! Beijo grande (grande mesmo)

FM disse...

Beijo Grande também para ti, Inês.

Maurício disse...

Ora cá está o FM que conhecemos. Certamente diferente, mas com a mesma Luz que lhe reconhecemos.
Bem (re)vindo.
E bem haja por querer continuar. Essa é, sempre, a opção dos fortes, dos convictos.
Não deixar morrer a essência do "Essências" será bom para si e, creia, para todos os que aqui desfrutamos da sua companhia e dos "pensares" que connosco partilha.

Receba um forte abraço de Amizade.

FM disse...

Obrigado Maurício. É um prazer ter "leitores" tão interessantes como Você, ou melhor, é uma honra.
Abraço.

Eudemim disse...

Escreve palavras bem-ditas, malditas, mal escritas até...MAS ESCREVE !!

Obrigada por todas as palavras essenciais que escreves.

Bjs daqui

FM disse...

Estou a tentar, embora tenha estado para desistir... Até acho que tenho escrito mais para "falar" convosco,inclusive com quem não comenta, apesar de muito do que escrevo ser para falar comigo.
Beijos Eudemim.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive