terça-feira, 15 de maio de 2012

"20 Paus"


Aquela nota verde - a que apareceu primeiro, já que houveram três, foi, sem dúvida, a minha primeira verdadeira conquista monetária, lá nos idos anos 70... 

E foi a minha mãe que me deu a primeira, a segunda, a terceira... E os meus olhos reluziam tanto com aquele testemunho que me dava uma sensação de poder... poder de escolher o que queria ter, o que queria comprar, por mim e para mim... 

As moedas de 2$50, 5$00 e mais tarde as de 50$00 nunca atingiram o valor visual que uma nota de 20$00 tinha de cada vez que me vinha parar às mãos.

Bem, para ser honesto, assumo que nutria uma "paixão platónica" pelas notas de 50$00 e, claro, pelas de 100$00 - azuis, as primeiras, também.

O que se fazia com 20$00, para ser sincero, já me escapou da memória, mais de 3 décadas depois, mas sei que dava para muito, mesmo muito, e isso notava-se na quantidade de troco que recebia de cada vez que fazia uma compra ao jeito dos "grandes", aqueles que tinham "muitas", além das maiores, as notas, claro.

Ainda me lembro de comprar quantidades jeitosas de pastilhas-elásticas, carteiras de cromos, bolachas, maços de cigarros de chocolate, etc. E que feliz ficava, e por tanto tempo seguido!

Tenho saudades daqueles 20$00, daquelas notas que, quando novas, tinham ainda mais brilho e, por outro lado, quase nos diziam para as manter-mos na carteira/porta-moedas de couro, evitando a perda dessa sensação interessantíssima... 

Não sei o que sentem os "putos" do hoje de cada vez que recebem uma nota de €5... Provavelmente atiram-na para o chão, por pensarem que não vale "nada", não servirá para "nada"... Ou, se calhar, estou errado... Mas, de uma coisa estou certo, jamais uma nota de €5 valerá uma nota de 20$00, mesmo que, cunhando-a, €5 represente 50 notas de 20$00.

Kiko

0 comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive