quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Espelho

Parece que se descobriu a pólvora. E, pelo que ouço, ela está na geração que passou pelos anos 80, aqueles que, na altura, não valiam nada - por causa de uns tais "60's" - e que agora rivalizam com outros dos grandes consumidores: as crianças, as de hoje, claro.

Nunca vi tanto marketing apontado para a geração saudosista - esta, a minha, aquela que, consta-se, tem (ainda) poder de compra e "pedal" para fazer muita coisa e atrever-se a aceitar convites para ir aqui e acolá, nem que seja para ver o concerto da banda que na altura não sabia onde ficava Portugal e que hoje, para pagar as compras, depende deste "jardim" de ex-Teenagers.

Já repararam na quantidade de produtos que nos são direccionados? A oferta é gigantesca, ao ponto de, em determinadas alturas, ficar com a sensação de que estão a tentar empurrar-nos para o ventre da nossa ex-juventude, como se isso fosse possível.

Das rádios às televisões, passando pelos objectos de culto e "slogans" de então, há uma imensa máquina do tempo que tenta dar-nos a ideia de que, se quisermos, por uns trocos ou um pouco de participação, poderemos voltar àquela outra altura em que pensávamos saber tudo e não sabíamos quase nada - assumamos, de vez.

E o mais interessante é que, na tal altura, sonhávamos em chegar a este hoje, embora com menos preocupações, e depressa.

Aqui chegados, por estranho que possa parecer, só nos apetece voltar para o "ovo", aquele em que poderíamos sonhar ser quem quiséssemos, já que o tempo encarregar-se-ia de nos facilitar a vida. Terá facilitado?
Esquecendo o percurso, já que o que conta mesmo é o hoje, permitam que sublinhe que é uma pena já terem inventado o espelho, este desmancha-prazeres que teima em mostrar-nos o cartão de cidadão em versão adulta.


Francisco Moreira

3 comentários:

Jota disse...

Brilhante!
E eu que pensei que o defeito era meu, cá com os meus macaquitos no sotão. Afinal não sou o único a pensar dessa forma e a ver a coisa da mesma maneira.
Abraço.

bisturi disse...

Hello :
Tenho aparecido por aqui como sendo da BOBADELA , LISBOA...
E esta, hem?
BOM FIM DE SEMANA

bisturi disse...

Hello
Voltei a ser da Póvoa de Varzim !!!
Bom fim de semana

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive