segunda-feira, 4 de julho de 2011

Carrocel

Todos sabemos que cada caminho, independentemente das decisões, tem dois sentidos, duas hipóteses de sentido, pelo menos. E, mesmo assim, não são raras as vezes em que entramos em contra-ão, mesmo sem nos apercebermos.

A vida, como se consta, é uma longa e sinuosa estrada, por mais atalhos que procuremos, por mais desvios a que nos obriguem. É assim. Faz parte, acrescentam quase todos.

No entanto, neste caminho a que damos cor, ora mais lúcida, ora mais acinzentada, não faltam sinais, sejam eles mais visíveis ou mais discretos, embora sempre presentes.

Digamos que o caminho de cada um é provavelmente uma espécie de mapa do tesouro, haja ou não haja "prémio", hajam ou não hajam respostas definitivas.

Há também quem julgue que com as descobertas dos "tempos", mais tarde ou mais cedo, acabaremos por encontrar à venda num qualquer hipermercado um "GPS" tecnologicamente eficaz, daqueles que nos permitirão evitar estradas secundárias e - melhor ainda! - corrigir erros de navegação, aqueles que cometemos todos os dias e que teimosamente não fazemos por rectificar.
Por outro lado - e pensando melhor, estou em crer de que se continuamos perdidos, mesmo achando que estamos na direcção certa, é porque este caminho, o nosso, mais não é do que uma espécie de carrocel onde, volta a volta, não saímos do sítio, por mais fichas que possamos investir, por mais evoluídos que nos possamos julgar.


Francisco Moreira

1 comentários:

Jota disse...

Gostei!
E quantas vezes…, mas quantas…, nos perdemos nos caminhos que traçamos.
Aqueles que nunca se perderam são os que nunca se puseram a caminho e pela parte que me toca, pôr-me a caminho, é preferível, do que consumir-me eternamente na dúvida se deveria ter andado, quando fiquei parado.
Alguém dizia que “só se pode chegar á alvorada pelo caminho da noite”. Sei bem que por vezes a noite é longa demais e o caminho parece eternamente sem fim, mesmo quando se sabe que o caminho que desce é o mesmo por onde se sobe.
Mas não haverá nunca um GPS que nos corrige os tais erros de navegação se não nos decidirmos a fazer, o nosso próprio caminho.
Abraço.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive