quinta-feira, 26 de maio de 2011

Puzzle

Madrugada dentro, o assunto era "puzzles": aquelas peças que se encaixam umas nas outras ou que se tentam encaixar, seja à força, por conveniência, crença ou alegando uma outra qualquer justificação.

E entre um e outro exemplo, independentemente da prateleira em que se servem as opiniões, eis que se chega à conclusão inconclusiva de que todos somos pequenas peças de pequenos "puzzles" que, entrelançando-se umas nas outras, acabam por formar um mundo de "puzzles", um mundo de vidas e "vidinhas".

O problema - poderá dizer-se - é encontrar todas as peças - as certas e acertadas, aquelas que permitem resolver a equação final, aquelas pelas quais também nos vamos entretendo na novela dos episódios dos dias, aquelas que - presume-se! - determinarão a importância do nosso papel nesta encruzilhada de sonhos que mais parece um coma profundo à espera do apito final do árbitro.

O meu "puzzle", esse, como muitos outros, por ironia, tinha logo que conter inúmeras peças, e daquelas bem pequeninas, com mais cantos e recantos do que o mais ilusório dos enigmas. E logo comigo que não sou nada fã de "puzzles", mesmo quando a peça mais importante do meu "puzzle" - o meu Anjo - me obriga a montar os dele, e peça a peça, paciência a paciência, repetição a repetição... E por mais fáceis que aqueles "brinquedos" sejam de completar, principalmente quando comparados com aquele "a sério" que a vida insistentemente me impõe: fôlego a fôlego, chego à conclusão de que o meu "puzzle" vai-se formando e compactando degrau a degrau, embora também à custa de muitas peças que aparecem como "extra", e só para atrapalhar.

Francisco Moreira

4 comentários:

paulofski disse...

A magia do puzzle é ir construindo lentamente e perceber o desenho que nele encerra. Complicado é quando falta alguma peça.

bisturi disse...

Caro amigão:
Ele há puzzles bem difíceis...
Encaixar as peças e ter o supremo gozo de assistir à obra final...
Mas mais complicado é agrupar as pequenas peças do dia-a-dia...
E profissionalmente lido todo o dia com peças de supostos puzzles que tento resolver a bem...
E dá-me cá um gozo!!!

bisturi disse...

BOM FIM-DE-SEMANA

Feliciano Ferreira disse...

O puzzle da vida.. está ao nosso alcance e ao mesmo tempo, está tão distante de ser completado...
Com tempo e com as devidas certezas encaixamos umas nas outras, as "peças", do nosso "puzzle"... o "puzzle" de cada um, que, no final trará há luz uma imagem maior, com expressão que poderá ir para além da nossa pequena compreensão...
Convém sempre fazer reajustes nas "peças", para que encaixem onde têm de encaixar...
Existem no entanto peças que aparentemente têm o encaixe perfeito, e no fim das contas, no fim do dia, nada têm a ver com a imagem que tanto queremos obter, pois pertencem a um outro "puzzle"...

o "puzzle" da vida é construído, passo a passo... como se acontecesse ao cair de cada gota de chuva, no meio de um temporal...

Um bem haja e um até já
Feliciano Ferreira

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive