quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pressa

A pressa de chegar começa desde cedo, desde que se nasce... E há sempre pressa em chegar, nem que seja para se chegar ao típico lado nenhum.
Ainda um dia destes, ao falar com o relógio que já não uso, ele dizia-me que, numa reunião de relógios, recente, todos eles tinham concordado que a culpa cai-lhes sempre em cima, mas que não foram eles quem estabeleceu esta coisa dos ponteiros, esta coisa dos números, esta aberração baptizada de pressa.
Mais, na tal reunião de relógios, uns mais pobres, outros mais excêntricos, foi unânime o que ficou escrito naquela acta: que a culpa é de quem dá corda, não aos relógios mas sim aos "sapatos", sempre na pressa de chegar, mesmo que não haja destino previamente definido, ou razão para tal. Até parece que quem não tem pressa estará, desculpa-se (!), "morto", ou ausente daquele outro "palavrão" a que dão o nome de sociedade.
Há sempre pressa, há sempre razões para se ter pressa, há sempre um relógio, mesmo que invisível, a ditar que já se está atrasado, mesmo quando se tenta viver cada minuto como se fosse o único. E não é?!
Na tal acta da reunião dos relógios, houve mesmo uma frase que me chamou à atenção. Esta:
- Não há um único homem que consiga sobreviver sem horas, mesmo que esconda o relógio. Porquê? Porque, em jeito de cruz, ele faz questão de carregar com os ponteiros, por mais lentos que eles pareçam estar, e por mais vezes que afirme solenemente que quem comanda a sua vida não é o relógio, mas sim a pressa de chegar... Mas, chegar onde? À morte?
Francisco Moreira

2 comentários:

JoeMar disse...

A algum tempo atrás consegui viver 1 semana sem relógio e telemóvel. Completamente liberto do controlo das chamadas e do peso dos ponteiros do relógio. Foi uma semana libertadora, apenas Eu, o meu Amor e a Natureza...
Viemos como novos.
Saudades desses dias ;-)
Beijos e Abraços :-P
Paz e Luz

paulofski disse...

Deve ser por isso que não carrego o apressado relógio no pulso mas o outro, o biológico, esse não se cansa de me alertar quando tenho fome ou tenho sono!

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive