terça-feira, 14 de setembro de 2010

Gorduras Desnecessárias

Há uns 30 anos (sim, estou velho!), não havia nada destas novas "siglas" com 3 e mais letras, aqueles nomes estranhos que nos entram pela porta, pela caixa do correio, pelo e-mail e por telefone, perdão, pelo telemóvel.
Refiro-me às ZON, às MEO, às Clix e por aí fora... Aqueles novos colossos empresariais nacionais e globais que passaram a fazer parte do nosso currículo ortográfico.
São cada vez menos os que não têm acesso às televisões com mais de 4 canais e demais inovações que não sonhávamos poderem existir, pelo menos em tão curto espaço de tempo, em tão pequenas décadas.
Poderemos dizer que tal se deve à evolução dos tempos... Mas eu prefiro chamar-lhe veia profissional, aquela que dá gás aos calcanhares criativos para arranjar maneira de nos vender mais alguma coisa, mesmo que não necessitemos dela.
Peguemos no exemplo da televisão por cabo. Quantos canais conseguimos ver mais do que 5 minutos? Não serão, em grande maioria, os mesmos das antenas de outros tempos?
Pois, mas se não tivermos o canal 4563 não nos poderemos considerar cidadãos deste mundo desenvolvido, deste mundo comercial, desta montra com "pestaninhas" de todos os cantos, inclusive do céu.
Voltando aos "menos 30 anos", mesmo sonhando com um futuro ao estilo "Espaço 1999", confesso, nunca esperei ter tanto por tanto, ou seja, nunca esperei ter tanto onde gastar, sendo que, feitas as contas, a grande fatia dessas despesas chama-se desperdício, ou se preferirem, "gorduras".
Francisco Moreira

1 comentários:

paulofski disse...

Então não! Havia a RTP, com um só canal de televisão, de vez em quando o 2º, para nos ir entretendo e cobrando a taxa. Haviam os CTT-TLP, os SMS´s e télelés daquele tempo. À época os laranjas da STCP (Somos Transportados Como Porcos) eram pura diversão. Jogava-se à bola na rua, de Sanjo nos pés, e a crise ainda se media em escudos. As fotografias Kodak desse tempo não me desmentem, todos tínhamos uma elegante figura!

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive