terça-feira, 28 de setembro de 2010

Eu rezo, tu rezas e eles...

Sou daqueles, não sei se muitos ou poucos, que acha que, independentemente da prática activa ou passiva das religiões, todos rezam, todos falam com Ele, Deus ou outra "entidade" qualquer.
Seja para reclamar, implorar ou exteriorizar, todos acabamos por nos dirigirmos a Ele, porque sim, mesmo sem saber bem como e por que é que se faz. Mas, afinal, o que é rezar? Não sei, confesso. (estava provavelmente desatento nas aulas de religião e moral, apesar da nota máxima)
Será uma espécie de introdução à conversa com Ele, em jeito de pedido de "reunião"? Será uma espécie de fórmula, nada secreta, para conseguir a Sua atenção e dedicação especial? Será uma "desculpa" para tentar passar as culpas para outro lado, o Dele?
Não sei se alguém saberá explicar além do dicionário mas, por outro lado, uma coisa é certa, mesmo que não saibamos para o "que serve", mal não fará certamente.

Francisco Moreira

8 comentários:

Ricardo disse...

Rezar não é só pedir, é sobretudo agradecer.

FM disse...

Concordo.
Abraço.

Unknown disse...

Eu não rezo, normalmente, só quando alguma circunstância me leva a uma igreja... mas nada tenho contra rezar. Apenas prefiro conversar, e sim, tenho longas conversas com Deus, ou... com alguém superior, tenha o nome que tiver...

Bjs

Maurício disse...

Eu rezo!
De preferência para agradecer o dom da Vida, que Deus me concedeu por Amor, e por tantas coisas boas que me dá, de graça.
E fico muito feliz quando, às vezes, consigo ouvi-Lo.
É aí que as coisas melhoram...

Abraço

Hélder Ferrão disse...

Rezar não é mais do que um acto de Fé. Se o fazemos para pedir algo ou para agredecer determinada "graça", é com cada um. Não é necessário obedecer-se a determinadas "regras" ou a determinados "rituais mecânicos" para o fazer-mos. É um acto de liberdade... de expressão, se quiseres...O importante mesmo é Acreditar em "alguma coisa", em "Algo" superior a nós mesmos, porventura um "Deus", seja Ele mais á "esquerda" para alguns ou mais á "direita" para outros ...
Abraço, e continua a "conversar" com Ele ou, quiçá, com Ela... (sorrisos)

FM disse...

Que as vossas conversas, Natacha, sejam sempre fabulosas... É o que mais te desejo.
Beijos.

FM disse...

Ora, Maurício, aí está uma excelente resposta, e em jeito de recomendação... É que não se pode só pedir ou reclamar, é preciso agradecer.
Abraço.

FM disse...

Continuarei, Hélder, como sabes, e cada vez mais... Mas também falo comigo, sempre. (sorrisos)
Abraço.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive