quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sudoeste - Festival dos Festivais

Como não poderia deixar de ser, tenho que comentar o que (nos) aconteceu na edição deste ano do "Sudoeste TMN", começando por sublinhar que quase todos os elementos da nossa comitiva (5) rondam os "40's", ou seja, estão a chegar a "cotas", ou melhor ainda, têm mais do dobro da idade dos que escolhem este evento para umas férias diferentes.
O sacrifício de acampar, mesmo que em zona muito privilegiada, e demais "mazelas", permite-nos dizer que vale sempre a pena, principalmente pelo espírito muito bem-disposto que, acima de tudo, serve de mote para que nos possamos rir dos outros e, acima de tudo, de nós, os verdadeiros "cromos" de uma caderneta "clean" e "bizarra".
Neste texto, poderia limitar-me ao assunto mais comentado dentro de "portas": as "tenrinhas" (milhares de jovens raparigas que geralmente se movimentam em grupo e que se produzem, e bem, para chamar à atenção dos jovens, mesmo que "cotas"), mas entendo ir mais longe, ao cerne do porquê destas longas viagens de curtos dias, sem dormir, para ver 3% dos concertos que estão à nossa mercê, e sem as "rédeas" femininas, embora, como é lógico, bem "rédeados" (acabei de inventar o termo!). Assim sendo, passo a esclarecer que somos pessoas bem formadas, com vidas perfeitamente delineadas e, claro, certos de que não vamos ao "Sudoeste", embora quase religiosamente, para engatar ou ser engatados, tanto que, mesmo usando os típicos "Se fosse eu..." ou o "No meu tempo é que..." pouco mais servem para desbloqueador de conversa, já que, muito provavelmente, naqueles "outros tempos" faríamos o mesmo ou menos do que os rapazes dessas idades (fazem pouco) fazem nestas escapadelas propícias ao pecado. Mas é divertido. Sim, é divertido imaginar, comentar e, simultâneamente, telefonar para a "mulher", a nossa, e dizer que temos saudades dela, a mais pura das verdades.
Por outro lado, tem piada a forma como, "in loco", visualizamos os jovens, os seus comportamentos, as suas opções, as suas falhas, as suas excentricidades, a sua maneira de encarar a juventude, e, sejamos honestos, ter um pouco de ciúme por não podermos fazer o mesmo ou pior, ou melhor, muito melhor, graças a esta coisa a que se chama experiência ou, se preferirem, idade.
Este ano não foi diferente dos outros "Sudoestes", havendo mesmo que sublinhar que, de ano para ano, ele vai melhorando, principalmente em termos de infraestruturas e de ofertas, incluindo a originalidade. E, começando por aqui, não posso deixar de falar do "Banho Swing" (as raparigas e rapazes eram convidados a tomarem banho nus em locais previamente delineados, sem que alguém se tenha atrevido, pelo menos até informação em contrário"), os "Arcos de Balões Iluminados" com centenas de metros (que davam mais cor e que surpreendiam quem chegava ao "Sudoeste"), os "Blind-Dates" (que "casavam" os pares que entendiam ter links, depois de conversarem alguns minutos"), as "Tatuagens Sudoeste" (que identificavam ainda mais quem estava no Festival, principalmente no exterior do recinto), os "Braços ao Alto" (que decoravam as costas de milhares de jovens, dando a ideia de que estavam com os braços levantados quando, na verdade, limitavam-se a transportar braços de cartão) e muitas mais coisas que só não destaco pelo já grande tamanho deste texto.
Em resumo, e pegando neste "Sudoeste 2010", tenho que expressar, uma vez mais, que é efectivamente o "Festival dos Festivais", principalmente por conseguir reunir milhares e milhares de jovens no mesmo recinto (seja no local dos concertos, no campismo ou na praia) numa "onda positiva", onde, independentemente dos "suplementos" ou não, conseguem com que haja ordem, respeito e, acima de tudo, diversão, da autêntica.
Vale a pena ir ao "Sudoeste", nem que seja para, mesmo mentindo-nos, ficarmos com a ideia de que a "tanta saúde" que nos rodeia também nos "saúda" a nós, os cotas, já a necessitarem de "água das pedras" e "força" para aguentarem a pedalada.
Até Já!

Francisco Moreira

8 comentários:

Ricardo disse...

Eu gostei muito daquela banda... Os Positive Vibes...

heheheheh

Falando a sério, foi uma experiência engraçada. Não me senti minimamente deslocado. Mas isso sou eu que sou um jovem.
Para o ano é a semana inteira!!!

Abraço e mais uma vez obrigado pelo convite.

bisturi disse...

EI BICHO QUARENTÃO...
É A CHAMADA CRISE DA QUARENTAGE !!!!
ABRAÇÃO DAQUI DE PERNAMBUCO , RECIFE,
BRAZIL

NUC disse...

Ainda estou à espera da entrevista ao Nadador Salvador de Zambujeira.

Abraço,
NUC.

paulofski disse...

Como esperava foi um fim-de-semana em beleza. Cinco marmanjões de copo na mão e de boca aberta " tssssssss...". ano vou seguir a dica que o Ricardo deixou no gabinete e marcar férias. E pode ser que me lembre de gravar umas cassetes com música de To Zé Brito para animar a viagem.

Obrigado Nuno, Ricardo Moreira e Ricardo Tsou pelo magnífico convívio que tivemos e a ti Francisco deixo um agradecimento especial por se teres lembrado da gente e teres levado sandes e bolinhos de bacalhau. Foi pena não teres insistido mais senão ainda aceitava a oferta.

Abraço

FM disse...

Essa banda, Ricardo, era um espectáulo, e fartou-se de dar concertos... (risos)
Abraço.

FM disse...

(risos)
Pois é Bisturi, se é!
Abraço.

FM disse...

Olá NUC, que bom ver-te por estas bandas.
Já tentei umas mil vezes... Está grande e não consigo postá-lo.
Abraço.

FM disse...

Obrigado Eu, Paulofski.
Foi BOM.
Abraço.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive