terça-feira, 20 de julho de 2010

F*** e Mal Pago, sem Acentos

Estou parvo! Parvo de todo, principalmente por me julgar alguém minimamente informado e por ter ficado sem argumentos para o que acabou de me acontecer.
Vamos lá ao assunto, então.
Começo por revelar que ando a tentar mudar o hábito de não olhar para as contas, sejam elas facturas de hipermercado ou recibos de restaurante, isto sem esquecer de referir que raramente, muito raramente, olho para o troco do que quer que seja, por confiar, seja nas pessoas, seja nas entidades. Acredito numa sociedade justa, embora sabendo que também há exemplos ao contrário.
Por hábito, mau, diga-se, sou um bom cliente da Vodafone, e daquelas pessoas que, por preguicite aguda, se esquece de trocar os pontos (tantos!) por SMS, e por aí fora... Mas, este mês, uma vez mais, estranhei a "conta" que me chegou, com um valor espantosamente elevado, embora já esteja habituado a pagar muito.
Desta vez, embuido pelo espírito da crise, que nos ensina, e bem, a conter os gastos e a reavaliar despesas, entendi telefonar para a Vodafone e perguntar porque é que tenho debitadas 3, 4 e 5 SMS emitidas precisamente à mesma hora. É que são tantos os casos que... Era impossível não reparar na sua presença nas 8 páginas que compõe a factura do mês passado, isto em comparação, também, com a factura do mês anterior, "pior" ainda.
Para se entender melhor, resumo, recorrendo a palavras minhas, o diálogo que tive com a operadora que me atendeu:
FM: - Porque é que tenho 4 e 5 SMS enviadas inúmeras vezes à mesma hora?
Vodafone: - Porque escreve muito, ultrapassando os 160 caracteres.
FM: - Mas, noutro telemóvel escrevo a mesma coisa e não pago tantos SMS?
Vodafone: - Depende do telemóvel que usa.
FM: - Do telemóvel?! Mas não têm todos 16o caracteres por mensagem? Os 160 caracteres não contam de igual forma num telemóvel ou num computador?
Vodafone: - O seu telemóvel também tem 160 caracteres, mas com um pequeno pormenor.
FM: - Pormenor?!
Vodafone: - É que se escrever os SMS com acentos, por cada acento, perde inúmeros caracteres. Ao ponto de um só acento reduzir a mensagem para 70 caracteres e por aí em diante...
FM: - Mas, como é possível?! Estão a convidar-me a escrever mal, com erros, etc?!
Vodafone: - Experimente escrever sem pontuação. É que o destinatário também não a recebe, à pontuação...
FM: - O destinatário não recebe a pontuação e eu ainda a pago, em triplo, em quádruplo?!
Vodafone: - Os novos equipamentos funcionam assim. Se quiser reduzir o valor da sua factura, evite a pontuação.
Em resumo, como perceberam, as operadoras, graças aos equipamentos que nos "oferecem", arranjaram maneira de fazer com que os telemóveis estejam - no meu ponto de vista indevidamente - a cobrar-nos para nos ensinarem a escrever mal, com erros, etc. E eu que sempre critiquei quem escreve "axim", afinal, estou errado, além de "f*** e mal pago".
Francisco Moreira
(Já agora, peço perdão a todos aqueles que já receberam SMS meus sem pontuação. Acreditem que a paguei, apesar de não a terem recebido. Quanto ao "a partir de agora", bem, vou pensar melhor se quero ou não piorar radicalmente o meu Português ou limitar-me a uns SMS sem conteúdo)

18 comentários:

paulofski disse...

ke tavas a espera! Tambem eu estou em desacordo mas parece que ja adotaram o novo acordo ortografico.

esta mensagem sem acentos se destruira em 5 segundos...

FM disse...

Phonix!
É tudo a tentar arranjar forma de "sacar" ao Zé e à Maria, pelo menos enquanto eles não descobrem.
Abraço, Paulofski.

JoeMar disse...

Este é apenas mais um caso em que a Vodafone rouba descaradamente os clientes. Convido-te a visitar o meu blog e a aceder ao atalho "Eu sou cliente". Neste sitio da internet, podes efectuar uma reclamação, que será remetida para diversas entidades. O teu caso, é um aviso para todos nós, pelo que acho que o devias divulgar como meio de alerta. Forte abraço e cuidado com estes "roubos" camuflados!

FM disse...

Foi o que fiz ao escrever este texto. E, obviamente, tratarei de divulgar junto de quem puder.
É muito mau, mesmo.
Abraço, JoeMar.

julia sousa disse...

Deixa de ser bota de elástico e moderniza-te isso de escrever com pontuação já era (gargalhadas)
Beijinhos e boa escrita

FM disse...

Pois, Júlia, se calhar sou eu que estou errado... Experimenta no teu telemóvel e vê como podes estar a ser, digamos, "enganada", sendo as culpas atiradas para o aparelho fornecido pelas próprias operadoras... Ah, afinal, avisam no manual de utilização, como se alguém o lê-se. (risos)
Beijos.

BB NEWS disse...

Primeiro, desculpa que te informe que apesar da dor da tua conta, que devem ser uns trocos, é lamentável vires queixar-te de uma feature dos sms com anos. Para o que pretendes criaram o MMS.

Segundo, actualiza-te e arranja um telefone que envie e receba emails. Depois até podes actualizar o teu blog com o mesmo.

Espero ter-te ajudado e a informo que operadora que te atendeu foi impecável.

julia sousa disse...

FM acho que anda aqui um infiltrado da Vodafone (gargalhadas)

FM disse...

Caro ou Cara BB News, antes de mais, Obrigado pela visita.
Em segundo, Obrigado pelo "incentivo" e, claro, em terceiro, não posso deixar de esclarecer que, em momento algum, me referi à operadora, tanto mais que, como se pode ver, refiro-me à empresa e não Operadora, que atendeu normalmente, nem mal, nem bem, apenas como deveria, sendo eu cliente.
Quanto aos "trocos", vim a constatar que, afinal, não se tratam de "trocos" mas de vários euros, vezes não sei quantos meses, ou anos... Possivelmente davam para umas férias.
Se leste bem, com o texto, apenas pretendi alertar para o FACTO de isto acontecer em inúmeros telemóveis, inúmeroas, sem que os seus utilizadores (Chama-nos velhos, caducos, desinformados ou outra coisa qualquer) saibam que ISTO ACONTECE. ISTO deveria ser do conhecimento generalizado e, pelo que já pude ver, junto de pessoas que me são próximas, não é.
Porquê? Porque, pelos vistos, uns milhares ou milhões de clientes quando estão a escrever as "caducas" SMS, quando, por exemplo, colocam acento na palavra "OLÁ", não reparam que lhes desaparecem, por passe de mágica, dezenas e dezenas de caracteres. Chamas a isso o quê? Provavelmente, "Burrice" dos "azelhas" que, como eu, não enviam MMS nem reparam que os aparelhos fornecidos pelas Operadoras (empresas, claro!)comem-lhe caracteres, acrescentando repetidos envios de SMS.
Obrigado e... Sê Feliz!

FM disse...

E é bom que isso aconteça, Julia, quanto mais não seja, digo eu, para nos ensinar a todos como devem ser os envios de SMS sem "surpresas" de mau gosto. (risos)
Beijos.

Ricardo disse...

Tenta escrever sem "aspas"

FM disse...

Pois, é melhor! (risos)
Abraço.

Nelson Sousa disse...

Tens muita razão FM. Eu por acaso , n tenho esse tipo de problemas visto que o meu tarifário permite-me enviar sms gratuitas .. By the way , BB NEWS, tenho 2 coisas para lhe dizer . 1ª - o custo de uma MMS geralmente é 4 ou mais vezes o custo de uma SMS! 2ª - ou é o dono da Vodafone ou anda a ter relações lá com o pessoal todo .. Alguém lhe perguntou alguma coisa ? o FM explicou-se muito bem e foi do mais correcto que podia ter sido consigo, porque se fosse comigo mandava-o àquele sítio que toda a gente sabe! Com toda a educação, claro ;) ! Get a Life!

PS: já deves ter calos , BB .. -.-'

Nelson Sousa disse...

*Rectificação -> (... 4 ou mais vezes SUPERIOR...)

FM disse...

Obrigado pela "defesa", Nelson Sousa, mas era desnecessário, não me senti ofendido, embora percebendo que estava a tocar na "ferida" de alguém com laços à Vodafone, provavelmente amorosos, já que pensa nos MMS. (risos)
Não me tinha lembrado dessa, do valor dos MMS... Acho que enviei uns 3 ou 4 em toda a vida, e já sou do tempo de usar telemóvel de cerca de 3 Kgs, sim, dos primeiros. Tive um, da Rádio onde era director.
Quanto à/ao BB, pelos vistos, quanto a notícias (News), tão depressa aparece como desaparece, tal como aqueles concertos publicitados pela empresa para a qual devo pagar mais do que ele, ou seja, a Vodafone. (risos)
Abraço e Juízo.

FM disse...

Correcção aceite! (risos)
Abraço.

Nelson Sousa disse...

Foi uma ''defesa'' mas ao mesmo tempo foi a forma que encontrei para exprimir a minha indignação para com este ser que devia estar ali num edifício junto à circunvalação! Eu que não vou ''à bola'' com gente que PENSA que sabe mais do que os outros! Que acham que todos temos de saber tudo que eles sabem porque é o que se "deve saber" .. Parece que a arrogância pegou moda desde que o Mourinho começou a ganhar! ehehe!
Essa dos concertos da Vodafone foi muito boa .

Grande Abraço

FM disse...

(sorrisos)
Tem calma, Nelson, a vida, com o tanto que ainda tem para (te) correr, ainda te trará muitas decepções... E será aí que aprenderás a fazer a selecção e a valorizar o bom, da vida, e claro das pessoas, nem todas, infelizmente.
Abraço.

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