segunda-feira, 14 de junho de 2010

Shame on Me

Este fim-de-semana andei pela Capital, entre Lisboa e Sintra, investido numa espécie de "guia turístico". E o mais "interessante" foi, uma vez mais, ter percebido que nós, grande maioria dos Portugueses, não sabemos o que temos, principalmente quando comparamos o tempo que despendemos noutros Países, porventura menos "ricos" e interessantes do que Portugal, a admirar o que é único, o que é próprio, o que é bom.
Como é possível vivermos num País dos mais ricos do mundo, culturalmente falando, e gastarmos "pixels e mais pixels" com os monumentos dos outros, sejam eles mais antigos ou mais paradisíacos?!
Este fim-de-semana dei comigo a perceber que, em 40 anos, ainda não vi a devida atenção a maior parte de algumas das mais emblemáticas maravilhas arquitectónicas de Portugal, inclusive aquelas que estão ao virar da esquina, na cidade onde habito.
Estes dias tenho-me sentido um "mendigo de conhecimento patriótico", ou seja, sou um tremendo e inqualificável "analfabeto" em termos de conhecimentos da nossa história, em termos de valorização do património Português... (tal como a grande maioria dos meus concidadãos)
É, é triste mas verdadeiro. Foi preciso chegarem amigos Brasileiros para eu "perder" tempo a olhar para o meu País, para o meu Mundo, para a minha Rua... E que bem sabe vê-los a valorizar tanto, mas tanto, o que é nosso.
Francisco Moreira
* Sim, eu sei que os outros também perdem mais tempo a apreciar o que é dos outros em detrimento do que é deles, embora isso não sirva de desculpa.

1 comentários:

Xanda disse...

Agora foi com os amigos, mas num amanhã muito próximo vais ter essa preocupação com o Angelo.
Eu sou uma felizarda, pois desde miúda,dos meus 5/6 anos até aos 16 anos os meus pais tiveram a preocupação de nos seus tempos livres e férias nos levarem a visitar muito do nosso "rico" património português e não só.
Sempre disse que queria fazer o isso quando tivesse filhos, desde o ano passado que começamos a fazer o mesmo com o Bernardo, começamos cá pelo Norte.
O próximo itenerário é já p/ Julho, vamos precisamente começar em Lisboa, passamos depois por Peniche, Òbidos, Nazaré, Fátima, Mealhada, Buçaco, Luso e regressamos ao doce lar, serão dias fantásticos.
amigo no buçaco também tem umas "ricas" maravilhas arquitectonicas, sabias?
Fica bem, boas descobertas, bjnhs e um abraço apertadinho com muitas saudades.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive