quarta-feira, 12 de maio de 2010

Eu, fila a fila? Não!

Há uns anos, fui convidado por um Pastor, líder de uma Igreja em Portugal, para um pequeno-almoço, num hotel de Gaia. Estranhei o convite mas, vindo de onde vinha, entendi aceitá-lo, por uma questão de respeito.
Ao fim de 15 minutos de "conversa fiada", fui convidado a juntar-me à dita Igreja, embora, incentivou-me ele, na qualidade de orador, já que, segundo o Sr. Pastor - nada mais, nada menos do que o exemplo máximo da congregação em Portugal, eu, mesmo desconhecendo completamente as linhas pelas quais se regia e rege a "sua" Igreja, seria um excelente comunicador, ou melhor, e numa versão da minha autoria, um excelente vendedor, ou se preferirem, um excelente angariador.
Recusei como pude, com a contenção desejada, já que, simultaneamente, o Sr. Pastor também era meu patrão, numa empresa na qual eu tinha um cargo de direcção.
Aquele Pastor, aparentemente, há que referi-lo, inspirava confiança e qualidades humanas invejáveis... Até ao dia em que, num café, ao balcão, me mostrou um cheque com, salvo erro, 3 milhões de escudos, e proferiu, com um sorriso, a seguinte frase:
- Foi fila a fila! (dando a ideia de que aquele dinheiro tinha vindo directamente do culto realizado no dia anterior)
Mais tarde foram vários os relatos de noitadas em "boites" e outras histórias mil que me chegaram aos ouvidos, embora mantendo o seu "posto", embora sempre Sr. Pastor. Hoje, olhando para esse pequeno-almoço, dou graças ao meu Deus por me ter desviado daquele rebanho.
Francisco Moreira
(Não pretendo fazer nenhuma comparação com a Igreja Católica, mesmo. Apenas trouxe a lume este exemplo para "provar" que não falta quem se aproveite da "palavra de Deus", mesmo quando se deve ser e dar o exemplo máximo.)

4 comentários:

bisturi disse...

Caro Francisco:
Espero que as palavras do Papa nestes dias te faça refectir e se não convencer pelo menos afinar o teu discurso, porque sei que és um bom homem , sensível, reflectivo, justo e arejado das ideias , teias de aranha cerebrais.
Pelo episódio que nos contas podemos concluir e tu mais do que ninguém que: não basta ser um "pastor" inspirando "confiança" e recheado de "qualidades humanas invejáveis" para que sejamos cegos e façamos o caminho dele...
É que como sabes há RELIGIÕES e SEITAS RELIGIOSAS...
Não fico espantado que tu tenhas sido assediado para deixar a rádio Festival e dares o teu festival noutros palcos deste mundo ( ou será sub-mundo?)..
Com as tuas qualidades humanas invejáveis e com a tua auto-confiança quem não te seguiria e depositaria nas tuas mãos os seus valores terrenos que nos afastam de alcançar o céu?( ihihihihihhihii)

Voltando aos assuntos sérios: quando me perguntas pelos actos ignóbeis, abomináveis que altos e baixos (in)dignatários da Igreja cometeram sobre inocentes e indefesos digo-te o seguinte: O Papa Bento XVI está a dar a resposta adequada e serena ao assunto.
Conheço bem por dentro a Igreja e sei que ela não actua ao ritmo mediático, gostei de ouvir o Papa ao apontar o dedo para dentro da mesma sem passar a responsabilidade para ninguém...
Acho que a Igreja como um todo via dar a resposta necessária e adequada...

abraço

FM disse...

(risos)
Permite, Bisturi, que acrescente que não foi na Rádio Festival, longe disso.
(e poupei-me às histórias... bem profundas)
Quanto às seitas e religiões, faço o "Mea Culpa", porque efectivamente existem diferenças.
Mas, acredita, do que falei, contiua na "mó de cima" e com teias que atingem, no meu ponto de vista, muitos de "nós".
Tenho-o ouvido, ao Papa, com especial atenção, confesso... Embora... (sorrisos)
E espero que tenhas razão, tu e tantos outros. Embora... (sorrisos)
Abraço.

Nelson Sousa disse...

Isso do Papa é muito Lindo.. É o mesmo que um ladrão dizer que não se deve roubar .. Give me a break.. Não o/a conheço, mas duvido que conheça assim tão bem a igreja ''por dentro'', a não ser que esteja a falar da igreja da sua freguesia..Só os seus dirigentes a conhecem ''por dentro'' ! COmo é que se pode acreditar num papa (este sim, com ''p'' minúsculo) que durante anos escondeu episódios de PEDÓFILIA no seio da sua igreja?! (...) Por amor de Deus.. Como se pode acreditar numa igreja que apresenta uns poucos de ''pecados mortais'' quando é ela que os comete? (...) Não vou dizer com toda a certeza que os valores da Igreja são falsos , mas DUVIDO muuuuito deles! Espero que não me tentem ''crucificar'' depois desta opinião, até porque , embora me chame Jesus, não me será possível ressuscitar !

Cumprimentos

Nelson Sousa disse...

Não foi minha intenção desrespeitar quem quer que fosse, no comentário acima ..

Fi-lo porque , desde o 25 de Abril , somos Lives de nos expressar como queremos !

Abraços

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive