segunda-feira, 19 de abril de 2010

Umbigo

Há uma terapia que deveríamos colocar em uso com mais frequência. Refiro-me ao silêncio, ao tapar da própria boca para poder, de quando em vez, desafiar o sentido de audição a merecer e a exercer o papel principal.
Num altura em que quase não ouvimos, exceptuando o que nos interessa, deveríamos aprender mais ao ouvir o que se diz à nossa volta, sejam barbaridades ou intelectualidades.
Estou em crer que, por minutos que fosse, se dedicássemos algum tempo dos nossos dias a interpretar o que se fala, certamente que corrigiríamos muitos dos erros que cometemos por não ouvir, por não decifrar, por não nos darmos ao trabalho de aprender, com os outros.
No fundo, na minha óptica, achamos que já sabemos tudo, esquecendo que os outros também pensam desta forma, razão pela qual vivemos num mundo de faladores inveterados e surdos devotos, porque o que interessa é o umbigo, o próprio umbigo.
Mas, um dia destes, quando nos dermos ao trabalho de fechar os olhos e erguer sem "filtro" as antenas da nossa audição, perceberemos finalmente que metemos muita, muita água pela simples razão de acharmos que o nosso umbigo é mais sabido que o dos outros, esquecendo que, sem repararmos, o "cutom" é uma espécie de "cera", aloja-se sem que demos conta, afectando discreta mas efectivamente a nossa percepção da realidade.
Francisco Moreira

2 comentários:

Lilixico disse...

mais do que ouvir, falta-nos "saber escutar"... um minuto de silencio para tomar a atençao no outro é meio caminho andado para a nao ignorancia.
o mundo esta cada vez mais repleto de "surdos artificiais" que insistem em transmitir as suas verdades, caindo no erro de pensar que "alguem os escuta"!

bjinho e ate para a semana :)

Liliana Francisco

fica com deus

FM disse...

É uma pena, Liliana Francisco, uma verdadeira pena.
Folgo em ver-te por estas "outras escritas".
Beijos Lusos.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive