quarta-feira, 21 de abril de 2010

Autoclismo

No nosso percurso, e ainda bem, todos temos um espaço reservado, com mais ou menos metros quadrados, onde optamos por nos isolar do resto do mundo, principalmente do mundo que de mais perto dos rodeia, aquele que nos afecta constantemente. É bom podermos isolar-nos dos ruídos, das interferências laterais e dos efeitos colaterais, tudo em nome da entrada no nosso próprio mundo, nem que seja para pensar em absolutamente nada. O importante é poder ficar protegido, ficar só sem ficar sozinho, ou seja, recuperar a própria essência, nem que seja por breves minutos.
É importante dialogarmos connosco, sermos só nós a fazer as perguntas e, logicamente, sermos só nós a dar as respostas, visando, porque não, uma espécie de "reset", uma espécie de recarregar de energias mentais que, quando em equilíbrio, nos permitam entrar novamente no mundo onde os outros também estão, desta feita, já com mais hipóteses de poder decidir por conta própria.
Eu, como muitos, certamente, gosto de me "fechar" na minha casa-de-banho, minutos sem conta, uma ou duas vezes por semana, sempre com o mesmo objectivo, o de me reencontrar com aquele que sou, aproveitando para me despir de toda e qualquer interferência, principalmente naquele instante em que carrego com convicção no autoclismo e regresso à vida.


Francisco Moreira

6 comentários:

paulofski disse...

De facto, a sanita é como um retiro espiritual, o chuveiro lava a alma e o espelho o nosso confessionário bastante confidente, mas e o bidé para que serve?

FM disse...

Para lavar as "bullshit" que vamos fazendo, talvez. (risos)
Abraço, Paulofski.

bisturi disse...

Caro amigo :
Em primeiro lugar um reparo: esta foto sai descontextualizada porque nada se compara a um lugar de devoção religiosa ( como é o santuário de Fátima ) a um lugar que devotadamente devemos frequentar para uma boa higiene intestinal e vesical !!!
Depois e sobre este tema da intimidade WC repara no texto de uma tal Vânia Beliz (Sexo Tabu)Sexóloga que escreve na revista Sábado que eu me atrevo a qualificar de uma infelicidade e de um relativismo atávico e redutor sinal da incongruência dos tempos modernos.
E sobretudo quando são os mesmos SEXÓLOGOS que quando lhes dá jeito até apregoam a troca de casais, as swingadas e outras aberrações relacionais e comportamentais , essas sim atentatórias da intimidade pessoal e do que de mais íntimo devemos ter a relação amorosa...


"Excesso de intimidade

Sempre me preocupou o excesso de intimidade entre os casais... bem sei o quanto a intimidade é importante, pois sim, mas tudo o que é de mais, é demasiado.

Acho que falta, a muitas pessoas, preservar determinadas coisas que só interessam a si.

Quando estamos no início dos relacionamentos existem coisas que não questionamos, porque estamos apaixonados e aquela pessoa parece sempre perfeita, sempre tão atraente e desejável.

Mas, quando passamos a partilhar o mesmo espaço, a descobrir determinadas coisas, pode ser assustador e existem mesmo situações em que o excesso de intimidade pode ser um veneno para a nossa química relacional. Vejamos por exemplo, o uso e partilha da casa de banho: muitos casais, adoptam um á-vontade tal, que parece que voltámos àquele tempo em que, em crianças, tínhamos os nossos pais como espectadores das nossas poses no bacio.

Alguém me explica o sentido de estar sentado na retrete de revista na mão enquanto o companheiro(a) faz a barba, ou toma duche?

Alguém pode achar atractivo que o(a) parceiro(a) saque à sua frente daqueles aparelhos que tiram os pêlos de todos os orifícios do corpo, pêlos que nós quase nem imaginávamos que existissem? Alguém poderá achar interessante ver a companheira com as pernas cheias de creme depilatório e rolos na cabeça?

Existem coisas que são do nosso espaço e que são nossas, que apenas deviam existir por detrás de uma porta fechada para não corrermos o risco da química se perder.

Claro que todos sabemos, que existem pêlos em determinados sítios e que são retirados para não serem encontrados; todos sabemos que existem tampões, pensos higiénicos e necessidades fisiológicas... mas daí a vê-los, ouvi-los e cheirá-los vai uma grande distância...

Importam-se de oferecer as vossos amigos que vão viver juntos pela primeira vez, aquela coisa fantástica que se coloca na porta e avisa: -Não incomodar se faz favor? Garantidamente não imaginam o bem que lhes fará, porque eles até podiam viver sem ela, mas não era a mesma coisa...."
QUANTA PALERMICE EMBRULHADA DE PSEUDO-CIÊNCIA!!!


ABRAÇÂO

FM disse...

Pois, Bisturi, tens toda a razão.
Vou repensar a foto, mas regista que não quis associar à questão do Santuário, que respeito, embora respeite menos algumas das esmolas desviadas para pagar pedofilia. Enfim!
Quanto ao texto, ri-me à brava. Obrigado pelo contributo. (risos)
Abraço.

bisturi disse...

Francisco:
MAS QUE BEM ESTÀ AGORA: mais adequado , acertivo e colorido!!!
Claro que nunca quis atribuir-te qualquer relacionamento entre as coisas.
Apenas achei que és um tipo com bom gosto...apenas.....
Fátima não é um dogma...pode-se ser católico e detestar tudo o que envolve Fátima!!!

FM disse...

Claro, de acordo.
De vez em quando também meto água, por "distracção", só isso.
Abraço.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive