sexta-feira, 26 de março de 2010

Recomeçar aos 40

A minha Mãe sempre me disse que, ao contrário dos meus irmãos, nasci em casa, e que, apesar da pobreza que nos rodeou, nasci num "berço de ouro". Afinal, sublinhava sempre, eu era o seu Kikinho, aquele menino que iria longe...
Hoje, precisamente 40 anos depois, e tentando situar-me nessas 07H30 de uma manhã de 5ª Feira, em jeito de partida e revendo fotografias mentais, sinto-me impelido a registar a data com algumas palavras que, no fundo, consigam resumir o que, para mim, foram 4 décadas da minha existência, mas, perdoem, não consigo, de todo.
Seria demasiado fácil desfiar as centenas de coisas que fiz e criei. Seria demasiado fácil recorrer às palavras de circunstância. Seria demasiado fácil "passar à frente"... Mas, para que saibam, passei a maior parte destes 40 anos a dizer que "partiria" pouco antes de "cá" chegar e, na verdade, ironicamente, "partiu" uma significativa parte de mim, a minha mãe, faz hoje precisamente 6 meses e 21 dias.
Eu sei, eu sei que deveria estar aqui a falar de feitos ou feitios, de desejos ou planos, de resumos ou balanços, mas, na verdade, olhando para trás, para o tanto que aconteci, sinto uma tristeza imensa em não poder contar-Lhe os meus passos dos últimos tempos, por mais insignificantes que sejam. Efectivamente, sinto uma tristeza imensa em já não a poder ouvir dizer: "O meu Kikinho vai longe!", é incontornável.
E, pegando nessa expressão que sempre me incentivou, que sempre me agasalhou, inclusive nas derrotas, tento compensar a perda com a dádiva, ou seja, aquele Anjo que dorme na divisão aqui ao lado, longe de sonhar que o Pai, neste seu dia de 40º Aniversário, está com o sabor do sal nos olhos.
Eu sei, eu sei que isto passa já, que me vou deitar e acordar com centenas de telefonemas, com centenas de mensagens, com inúmeros cumprimentos e, principalmente, vou poder abraçar pessoas que adoro, que amo, que me fazem Feliz, muitas das quais só vejo neste dia, uma vez por ano, há décadas... Mas - e aqui está uma imagem que não consigo ultrapassar, há precisamente 1 ano, num palco onde mais logo terei que subir, Ela abraçou-me e, de olhos molhados, disse-me: "Tu és o meu orgulho! Tu és o meu Kikinho!"...
E sou-o, sem qualquer dúvida. Só tenho receio é de um dia não conseguir continuar a sê-lo, já que, passados todos estes meses, mesmo omitindo, continuo a sentir-me o mais incompleto dos seres, continuo a "marcar passo".
Mãe, mais daqui a pouco, não terei o prazer de receber aquela prenda que, religiosamente, compravas na ida propositada ao Porto, aquela que embrulhavas pessoalmente em tua casa, na nossa casa, mas estou certo de que, mesmo sentindo tanta falta desse teu abraço, hoje, mais do que nunca, quero que saibas que tenho um orgulho imenso em te ter tido sempre ao meu lado nestes 40 anos de aprendizagem. E, por falar em ironias, repara que me concebeste aos 39 e tiveste-me aos 40. Eu "perdi-te" aos 39 e recomeço aos 40.
Parabéns, Mãe. Principalmente por teres feito de mim quem e como sou, com defeitos e virtudes, mas sempre autêntico, sempre orgulhoso pelo orgulho que tiveste e tens por mim. Obrigado.
Francisco Moreira
(perdoem o conteúdo do texto que aqui vos trouxe mas entendo que os Blogs pessoais também são uma forma de expressarmos quem somos e o que sentimos, sem reticências)

16 comentários:

Hélder Ferrão disse...

Francisco, Recomeça Hoje e Todos os dias Sempre Autêntico como és, porque fazes diferença no Mundo, e o mundo está-te Grato por isso.
Muitos Parabéns pelos teus tão jovens 40 anos, e lembra-te que a distância ente o Céu e a Terra é muito mais curta do que aquilo que parece...
Abraço!

FM disse...

Obrigado, Hélder.
Forte Abraço e Obrigado também pelo apoio e ajuda de mais logo.
Vai ser hilariante, claro!
Abraço.

Não Sou... disse...

Amigo Francisco MUITOS parabéns.
Gosto muito de ti...
Abraço

FM disse...

Obrigado, Não Sou!
Também gosto muito de Ti, foste um das melhores "aquisições" (risos) que fiz nos últimos anos. Continua por cá, perto de mim.
Abraço.
(não vais falhar logo, certo?! Estou expectante em relação à tua forma de aprensentar em palco)

paulofski disse...

Parabéns Francisco. Benvindo Kiko à ternura dos "entas".

Beijinhos e um abraço amigo da malta que te quer bem. Carla, Rafa e Paulo.

Até Domingo.

FM disse...

Obrigado, Paulofski.
É bom manter-se amizades há décadas, como é o nosso caso.
Abraço.

Mary disse...

Muitos Parabéns meu Querido! Entendo bem o teu texto e tenho a certeza que HOJE essa Estrelinha brilha mais forte, mais intensa...por TI!
Obrigada por me permitires partilhar este dia contigo!

Um abraço apertadinho e um beijo com muito carinho neste dia TÃOOOO especial :)

p.s- Aiiiiiiii logoooooo :))))

FM disse...

Obrigado, Querida!
Beijo Enorme e... Mais logo, arrasa! (risos=

liamaral disse...

Podia dizer-te palavras tão bonitas e reconfortantes... mas não passariam disso mesmo! Por isso, Feliz Aniversário e lembra-te que só perdemos fisicamente e Ela está orgulhosíssima de ti e a ver-te a ti e ao teu Rebento numa Alegria contagiante, aquela que Ela sempre teve! Aposto!
:) Beijo e um xi, cheios de carinho e amizade pura e verdadeira!

filipa disse...

Parabéns pelos 40 anos e parabéns à tua mãe por nunca ter deixado de te apoiar, de te incentivar, de ser uma grande Mãe.

Grande reflexão*
Um beijo enorme*

julia sousa disse...

Um beijo e um abraço nosso de parabéns!
E acredita que chegaste e vais continuar a ir longe, muito longe ;)
Beijinhos

Ana Micaela disse...

Muito parabéns Francisco!
Obrigado por todos os bons momentos que já me proporcionou!
Até breve!
Um bjnh grande

Maurício disse...

PARABENS Francisco!
Benvindo aos "entas".
Do coração lhe desejo que este dia seja GRANDE, na vida da GRANDE PESSOA que é.

E, olhe, não duvido que, e esta hora, esteja a senhora sua mãe a sussurar ao ouvido de Deus: "Vede, Senhor, que fantástico é o meu Kikinho!"

Um forte abraço e, mais uma vez, PARABÉNS!

Ricardo disse...

Mãe é Mãe, e essa é uma ligação de amor que já nasce mesmo antes de virmos ao Mundo.
Tenho a certeza que ela também olha por ti neste momento.
Parabens amigo... és um gajo do caralho!!! (tentei arranjar outra palavra, mas não teria o mesmo significado)

Unknown disse...

Muitos Parabéns FM. És especial!

Beijo e Felicidades sem ter fim...

Anónimo disse...

Não posso deixar de desejar-lhe parabéns (atrasadíssimos, como é óbvio) e dar-lhe uma palavra de força neste recomeço. Quero encorajá-lo a deixar de marcar passo, a ir ainda mais longe do que já foi e dedicar todas as pequenas vitórias sobre a rotina e a monotonia à sua mãe, que depositou, durante 39 anos, todas as esperanças em si. Que nestes próximos 40 ou mais anos consiga continuar no caminho da conquista e da felicidade; porque eu acredito que ser feliz é viver e, por isso, a felicidade é um caminho.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive