segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Comédias Românticas

Todos sonham em viver uma comédia romântica, daquelas com lágrima no canto do olho e com o não menos intenso e desejado sorriso.
É talvez por isso que tantos e tantos somos fãs desse género de filme, aquilo que é uma forma de lá se chegar, quanto mais não seja no imaginário, ou porque, simplesmente, apreciamos finais felizes, embora inseridos em tramas com destino incerto, e muitas vezes inicialmente injusto.
Dito isto, proponho que, cada um de nós, recorrendo à memória, tente, por instantes, reconstruir um ou vários períodos da sua vida que tenham sido uma autêntica comédia romântica. E não, não comecem por acreditar que esses episódios não vos passaram pelo roteiro dos dias, porque, se "esmiuçarem" bem, verão que já viveram vários episódios dignos de um filme, e daqueles com inúmeras e interessantes peripécias.
Nesta vida que nos corre sem parar, o problema principal prende-se com a subvalorização do que nos acontece, principalmente no que diz respeito às coisas boas. Porque, se porventura, nos for solicitado o descarregar de exemplos negativos, não demoraremos mais do que 1 segundo para apresentar factos devidamente documentados.
E é por esta mania de ver melhor o "cinzento" do que o "cor-de-rosa" que desvalorizamos as nossas vivências, as nossas experiências, os nossos filmes. Por isso, se se derem ao "glorioso trabalho" de reviverem os mais interessantes episódios do vosso percurso, acreditem, ficarão tentados em passar a achar que, afinal, a vida tem muito mais sorrisos do que lágrimas, por mais obstáculos com que possamos ou possam pintar as nossas comédias.
Francisco Moreira

5 comentários:

Marta disse...

Eu acho que preferimos ver o "cinzento" porque nos serve de desculpa para o mau humor, a má disposição, serve de desculpa para aquelas palavras que, muitas vezes, dizemos sem pensar e que acabam por (nos) magoar!
Dou muito valor à vida e às coisas boas, mas ultimamente também só vejo o cinzento! São fases, depois acabamos por perceber que os sorrisos valem a pena e os "cor-de-rosas" da vida são tão valiosos que superam qualquer dia cinzento!

Um beijo grande :)

FM disse...

Então, Marta, por que não valorizar um ou outro momento e colocar para "canto" o "cinzento"?!
Beijos e Ânimo!

Hélder Ferrão disse...

Muito, muito bem visto Francisco.
Das várias razões que podem justificar esse "fenómeno", penso que uma das principais tem a ver com a carência, a necessidade que muitos têm de sentir a compaixão e a simpatia dos outros. "Quanto mais cinzenta a nossa vida, maior o reconhecimento e admiração teremos..."
O ser humano sobrevaloriza-se nos momentos mais negros e dificeis da sua vida, porque aí é que a verdadeira força foi posta á prova...
Claro que isto tem pano pa mangas (sorrisos)
Abraço, Francisco

liamaral disse...

Como eu gosto de comédias romanticas!!! Daquelas que nos fazem rir, chorar, sofrer e apreciar, que nem sempre acabam muito bem, mas que pelo menos nos deixa aquele sentimento de que tudo se irá compor! A vida deveria ser levada como uma comédia romantica, afinal, só não há esperança para uma coisa...
:) Beijo

paulofski disse...

Olha que engraçado, é mesmo isso que tenho feito por estes dias, recorrer à memória e reconstruir períodos que foram felizes e que ao longo dos anos ficaram guardados a sete chaves no coração. A vida por vezes presenteia-nos com estas surpresas e foi o blogue que trouxe de volta muitos sorrisos acompanhados de uma lágrima no canto do olho.

Um grande abraço Francisco.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive