terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Precisa-se de Espantalhos

Sou daqueles que entende que a grande maioria de nós não olha para si mesmo com a necessária atenção. Mais, se o fizesse, nem que fosse uma vez por ano, e se, com isso, afinasse comportamentos, certamente que todos seríamos seres com menos imperfeicções.
No fundo, o percurso a que chamamos vida mais não é do que uma escola de aprendizagem, e daquelas em que as notas são afixadas na pele ou na consciência, ano lectivo após ano lectivo, chumbo atrás de chumbo. Por isso, se nos déssemos mesmo ao trabalho de sair de dentro de nós para avaliarmos sem auto-interferências os nossos comportamentos ao longo do último ano, estou em crer de que nos arrependeríamos de muito e que, com um estalo bem dado na própria cara, retiraríamos desse auto-retrato lições extraordinárias, quanto mais não fosse para, no ano seguinte, não cometermos as mesmas "alarvidades".
Contudo, poucos de nós o fazem, e quando se trata de aprender, infelizmente, somos uns "teimosos do caraças" pois, achamos que já sabemos tudo e que voltar atrás mais não é do que tingir o nosso orgulho. Assim sendo, preferiremos sempre fazer de palhaço ignorando a todo o custo que deveríamos ser um espantalho dos nossos inúmeros defeitos.

Francisco Moreira

2 comentários:

Hélder Ferrão disse...

Infelizmente o ser humano não é muito bom no que diz respeito a "assimilar". Caimos no mesmo buraco, vezes sem conta, e batemos com a mão na testa também vezes sem conta... Parece até que gostámos de aprender á custa da força, não é? (sorrisos)
Abraço, Francisco

FM disse...

O problema, digo eu, é não aprender, ou não querer aprender.
Abraço, Hélder Ferrão.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive