terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Há Futuro

Fala-se muito mal da juventude dos "dias de hoje", e eu faço parte dessa lista que equaciona vezes sem conta como serão os "amanhã's" dos jovens de "hoje", aqueles das "playstation" e afins. Mas, por outro lado, talvez para ver se aprendo a não tirar conclusões precipitadas, não param de me aparecer (outros) jovens com idêntica data no bilhete de identidade, os tais que, por aqui e por ali, vou "incriminando" amiúdas vezes, numa espécie de tentativa de lhes fazer abrir os olhos, aqui, no lugar onde se encontram sempre, no computador.
Mas, felizmente, nos últimos tempos, tenho tido a "pontaria" de encontrar seres de "menor idade", como os tais que andam sempre por aqui, no computador, que, pelos vistos, além do computador, gostam de coisas normais, tipo: contacto humano, tipo: aprender com os que, consta-se sabem mais, e por aí fora... É, pela sua postura, respeito e maneira de olharem para a vida, estes, sim, fazem-me acreditar num futuro que não seja tão desprovido de responsabilidade, tão dependente dos valores materiais, que não seja tão fútil ou exclusivamente "high-tech", tão "rede".
Sim, é verdade, afinal, ainda há jovens com cabeça, com sentido de orientação, com âncoras perfeitamente definidas, com gema, raízes e personalidade. E, só por isso, hoje, vou deitar-me mais descansado. É que, podem não acreditar, mas; gostaria imenso de ver o meu futuro e o dos "meus" entregue a quem tenha mais do que um "gigabite" de memória, entregue a quem não esteja dependente de uma única "fonte de alimentação" que pode ser desligada por um "esperto qualquer"... a troco disto e daquilo. E como, nos últimos tempos, os jovens só me falam de "net-persons", feitas as contas, naquele "meter tudo no mesmo disco rígido", a dada altura, cheguei a pensar que teria que fazer "control alt delete" vezes sem conta, na expectativa de encontrar no recipiente do lixo do computador, claro, um programa mais humanizado e menos "humanizoide", um programa que me permitisse berrar-lhes que a vida também se faz, que a vida também se vive, e com muito mais do que os 3D de um ecrã de 19 polegadas.

Francisco Moreira

4 comentários:

Marta disse...

Gosto de pensar que sou diferente desses jovens que tanta gente acredita não serem capazes de dar um futuro ao mundo. Talvez por isso, desde cedo, luto por objectivos maiores e trabalho para os outros, porque quero provar a mim mesma que sou diferente, que não me permito entrar na passividade já tão característica de tantos jovens.
Francisco, vale a pena acreditar nos jovens! Conheço um bom grupo de pessoas, da minha idade, que foge ao estigma e "faz pela vida". Afinal de contas, se não formos nós, jovens, a lutar pelos nossos ideais, quem o fará por nós?

(e tiremos o chapéu à internet... é a única maneira que tenho de te ler durante a semana, por isso vale a pena! eheh)

FM disse...

Que BOM é ler-te nessas palavras, nessa vonstade, nesse sentido, Marta.
Beijos e continua a ILUMINAR o nosso futuro.
Beijos.

bisturi disse...

ACHAS QUE HÁ???
HUM...HUM...HUM...

FM disse...

Acho, mesmo!
Abraço, Bisturi.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive