quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Parabéns, mas...

Hoje, ao ver aquela nossa selecção, confesso, tive saudade, e mesmo muita, daquele Euro 2004 e do Mundial 2008. Sim, daqueles em que se sofria com paixão, com vontade, e até com todo aquele folclore que, provavelmente, criticamos nos outros.
Numa primeira análise, embora já a frio, ou melhor, hoje estive sempre a frio, das duas uma: ou a equipa já não nos motiva como antigamente, ou a equipa já não se motiva com o que éramos antigamente.
Não, não senti aquela imensa paixão, mesmo, logicamente, torcendo pelos nossos, como não poderia deixar de ser. Mas, não sei bem, não é a mesma coisa, não sinto a mesma "pica"...
É estranho, eu sei, mais ainda quando sou todo virado para o patriotismo e "coisa e tal", mas... É, estou assim para o "sem palavras", ou melhor, para uma única palavra que, no fundo, traduz tudo aquilo que, no meu ponto de vista, enquanto mau treinador de bancada, explica o porquê de um "mas" a seguir ao Parabéns.
Qual é a palavra que explica o que tem feito tanta falta à nossa selecção? É tão simples, mas tão simples. A palavra é: Alma.

Francisco Moreira

10 comentários:

Marta disse...

Não poderia estar mais certo o que escreveste. Mas eu acredito que, daqui a uns meses, isso vai mudar e eu vou estar toda empolgada no estádio improvisado no Castelo do Queijo, a partilhar essa "alma" que eles vão saber ter. Daqui a uns meses gritamos e sofremos com essa alma, vais ver!

Um beijo grande!

FM disse...

Espero e desejo bem que sim, Marta.
Beijos Lusitanos.

Hélder Ferrão disse...

Concordo com cada palavra tua. Penso que essa falta de Alma se deve ao facto da ausência da selecção nas ruas, nos carros, nas janelas, em todo aquele ambiente colectivo de esperança e patriotismo que o saudoso Scolari conseguiu criar no país.
Abraço, Francisco

FM disse...

Pois, e o "Burro" era ele!
Abraço, Hélder Ferrão.

Nuno Graça disse...

Sinceramente, e por muito que me possam criticar, sou da opinião que não merecíamos estar na fase final do mundial! Não existiu esforço para isso!
Deveríamos ter ficado de fora para nos ajudar a pensar!!
Enfim... Sou muito radical...
De qualquer forma torcerei na mesma pela selecção, como é lógico...
Abraços, Nuno Graça

Barbie Boy disse...

Pois...essa alma que um Brasileiro um dia nos havia devolvido! Enfim...Pode ser que a voltem a encontrar, com ou sem bandeira!
Abraço

paulofski disse...

Mas ó Francisco, tu podes voltar a sofrer apaixonadamente no Mundial de 2010! Ok, a selecção pode ter défice de alma mas o que não faltou nestes últimos jogos foi garra. Ontem os rapazes até comeram as batatas, sim porque relva aquele campo tinha pouca. Aguentaram os atiçados dos bósnios e podiam ter ganho por mais. Não se limitaram às vitórias de “meio a zero” a que estávamos habituados nos últimos apuramentos. É que as diferenças são muitas: O Scolari não teve que apurar Portugal para o Euro2004 e depois da abertura é que abriu os olhos para a equipa de Mourinho. Se formos então comparar os jogos de apuramento entre um e outro, o Queirós ganha e nem sequer teve o CR9 em condições de ao menos fazer um golito que fosse!

paulofski disse...

... um golito que fosse e que eu me lembre! faltou dizer!

Anti-scolari, eu!!! Um anti-histamínico agora é que me dava jeito. Vou ali tomar um!

Abraço.

Não Sou... disse...

Se há coisa de que não tenho saudades é de Scolari...
Esse sim pode agradecer a José Mourinho que construiu uma base forte e que "emprestou" à selecção para o Europeu em Portugal que ele não soube ganhar.
E quando essa base acabou o Scolari apurou-se sempre na ultima e com exibições tão boas como as de ontem.
Abraço

FM disse...

Está visto que, no fundo, no fundo, somos todos pela mesma equipa, e isso é o que conta.
Abraços Lusitanos.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive