sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Piratas de Michael Jackson

Saí há pouco mais de uma hora de uma sala de cinema que esperava lotada de fãs de MJ, mesmo que não transportassem consigo as t-shirts, luvas e meias brancas da praxe... Longe isso, seja dito.
Ainda não estou em mim, no que diz respeito a uma opinião formada acerca do que esperava destas 2 horas de canções e coreografias, ao jeito de uma cópia pirata de um concerto de Michael Jackson, mas sem as cabeças à frente da câmara.
Numa primeira análise, a quente e contido, saí algo decepcionado. Entendo que o Rei da Pop merecia muito mais deste "documentário-concerto-ensaio" que, no fundo, limita-se a mostrar grande parte das actuações em Los Angels que, passados 8 dias após a sua morte, passariam para Londres, onde milhares de pessoas de todo o mundo ansiavam pelo derradeiro adeus da Estrela aos palcos.
Confesso que já vi melhores documentários sobre, por exemplo, insectos. E, convenhamos, estamos a falar de um Senhor Camaleão.
Por outro lado, fiquei feliz por perceber que, mesmo com toda a edição de imagens e sons, Michael Jackson estava no seu melhor, quer em termos de dança, quer em termos de voz (ouve alturas em que parecia estar a fazer playback, mas não!).
Uma grande produção, excelentes bailarinos, músicos, efeitos visuais e técnicos, grandes imagens e coreografias, algumas em 3D, enfim, um espectáculo que seria, sem a menor dúvida, Maravilhoso, e dos melhores a que o mundo assistiria. Michael Jackson é realmente meticuloso, fantástico nos pormenores... e sempre com um "God bless you" no sorriso.
Em resumo, este "This is It" dá a ideia de ter sido feito à pressa, na tentativa de não deixar fugir os 400 milhões de dólares esperados.
Não, não perdi o meu tempo, e até me soube bem ver um Michael Jackson bem diferente daquele ser acabado que tanto se propalou nas horas e dias após "aquele dia"... Michael Jackson, com ou sem drogas - vulgo, medicamentos, pelo menos nestas imagens, mostrou estar lúcido e com uma enorme vontade de voltar a acontecer, e em Grande, nem que fosse pela última vez. E é por isso, talvez, que me sinto algo frustrado com o "This is It", é que ficou muito, muito aquém daquele espectáculo que, com o mesmo nome, Michael Jackson iria arrebatar completamente o Mundo, mas em versão não "pirateada".
Em jeito de conclusão, acredito piamente que Michael Jackson, com a sua veia artística, perfeccionista e cheia de glamour, jamais aprovaria este "filme". E, já agora, quem reparar nos cuidados do Rei da Pop para com o espectáculo, percebe perfeitamente que este "trabalho" não tem o cunho do Personagem Principal mas sim dos seus "piratas", já que lhe falta a chama e a alma que MJ sempre evidenciou, inclusive nestes ensaios. E a principal prova do que aqui escrevo foi dada pelo público presente, que abandonou a sala sem desejar ouvir o mais recente single (póstumo) da Estrela - abafado pelas luzes e passos apressados, que, por sinal, dá título ao "documentário-concerto-ensaio".

Francisco Moreira

* Muito Obrigado Luís Lemos pelos bilhetes que, com antecedência, ofereceste a este fã. Valeu a pena, mesmo.

6 comentários:

Não Sou... disse...

Vai ler a minha opinião...
Abraço

FM disse...

Já lá fui...
Abraço, Não Sou.

Bomboca disse...

Não vi o filme mas vi o concerto ao vivo e ficou marcado como o concerto da minha dúvida. Era 'O' artista e esse mérito, propaganda mais ou menos negativa, nuca lho tirarão!
Beijinhos

Barbie Boy disse...

Bom... sendo assim vou arranjar coisa melhor para fazer Sábado à tarde.

FM disse...

Olá Bomboca! Perdeste-te? Olha que o Facebook anda à tua procura... (risos)
Vou contar-te. Eu ouvi grande parte do concerto de MJ quando teve lugar em Lisboa, por telemóvel. Fui mesmo convidado para ir ver, mas porque dou muito valor ao trabalho, Perdi-o.
Mas, lendo o teu comentário, fica-se com a ideia que foste ver o "This is It". Cuidado, se se consta que foste a única a ter acesso ao concerto do "falecido"... (risos)
Beijos.

FM disse...

Não, Barbie Boy, acho que deves (m) ir ver... Vale, e muito, pela postura de MJ e da sua equipa, fica é aquém do que ele demonstra valer, muito.
Abraço.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive