quinta-feira, 29 de outubro de 2009

- É Natal, é Natal...

As ruas já se preparam para nos vender os ideais de fraternidade, entreajuda e família, sob a forma de enfeites de Natal. É, o Natal já está a chegar, e traz mais um novo ano, repleto de sonhos e desejos sempre repetidos vezes sem conta, tal é a dificuldade em os concretizar.
E, uma vez mais, entre a "sopa dos pobres" e os "cartões de crédito", poderemos mentir-nos em part-time quanto à felicidade que, por estas semanas, convém levar no olhar, nem que seja para "Português ver".
Afinal - e sem que o "Menino Jesus" o revelasse, o Natal não é todos os dias nem sempre que o homem quer, é quando as montras calendarizadas o anunciam, brilhante, luxuoso, convidativo e, porventura, cada vez mais falso.
E este será mais um - sim, mais um que pelo menos durante um minuto fará de nós melhores pessoas, com um pouco mais do que o "ontem", nem que seja para enganar a barriga vitima da abundância das tristezas e preocupações, mesmo sabendo que há quem esteja pior, inclusive deste lado do mundo.
Este ano, para mim, será um Natal bem diferente, e isso preocupa-me, mas, hoje e agora - que é o que interessa, enquanto assisto ao desembrulhar dos enfeites 2009/2010, o que mais me entristece é ver com olhos de sentir que nem no Natal conseguimos acabar com o mal e a dor que, ano após ano, nos vai matando a alma, ao ponto de, num "ano novo" destes, termos que substituir as bolas douradas por bolas de neve, tal é o "frio" com que tratamos a vida, tal é a vaidade encaputada com que tentamos cegar o calendário.
Francisco Moreira

12 comentários:

Barbie Boy disse...

Pois começou a roda do Natal...
Esse o natal que descreves é o mesmo que vejo, com todas as temperaturas negativas.
Sobra o Natal da criançada, que talvez por ser o mais inocente, me parece o mais belo.
Fossemos assim todos, e provavelmente andavamos a celebrar o natal todos os dias...com outras prendas, as que não brilham tanto mas que são as mais caras do mundo.

FM disse...

Valha-nos esse, o das Crianças.
Que seja um Natal melhor, de preferência com mais co nteúdos humanos no "sapatinho".
Abraço, Barbie Boy.

paulofski disse...

Francisco, vais me dar licença mas vou levar o tema para outro tipo de bolas. Ouvi dizer que já andam a festejar o Natal antes de tempo e que até o Jesus anda por aí a distribuir umas prendas!?

Não Sou... disse...

Pois é o Natal está a chegar e este ano com um presente especial...
Abraço

FM disse...

(risos)
Estás com receio, Paulofski?!
Calma, calma! Vocês também serão presenteados com 5 ou 6. (risos)
Espero é que os golos não façam falta, essa é que é essa. (risos)
Abraço.

FM disse...

A sério, Não Sou?! Vauis vestir-te de Pai Natal?! (risos)
Estou "morto" por abrir a prenda a que os meus caros amigos darão uso. (gargalhadas)
Abraço e... Até Já!

Hélder Ferrão disse...

Mas se todos nós, por um minuto apenas, conseguir-mos ser um pouco melhores, ajudar-mos alguém que não nos diz nada, nem que seja com "1 cêntimo", se riscar-mos do calendário o "negócio do Natal", a tal felicidade no olhar "para português vêr", e o fizer-mos de coração, pondo de parte o sentimento egoista de que "fiz apenas para me sentir bem comigo próprio", pondo de parte as convicções religiosas, pelo menos estamos a contribuir para algo de positivo no Mundo, e isso, faz toda a diferença...
Abraço

FM disse...

Que assim seja, Hélder Ferão, que assim seja...
Abraço.

liamaral disse...

Não que o Natal não fosse especial antes, mas com a vinda da minha sobrinha Rita ganhou de facto outra "beleza"!!
Quanto ao Jesus da 2ª Circular, esse vai-me premiar com muitos presentes durante a época natalícia e não só, espero! :)
:) beijinho

FM disse...

(gargalhadas)
Toma, Paulofski. (risos)
Bem Hajas Ritinha!
Beijo, Liamaral.

Bomboca disse...

Meu amigo FM, partilho da tua preocupação este Natal... Partilho do receio da ausência do que nos movia para a alegria e o convívio. Aquelas horas de viagem, o frio que se apanhava, a busca do presente ideal, do conforto da chamada "Noite Feliz" que a canção tanto apela. Este ano não sei como nem onde será a noite mas vai de certeza ser menos "rica".
Beijinhos

FM disse...

É, Bomboca, este será um Natal com muitas espinhas, e das complicadas...
Beijos.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive