quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Laços

Gosto de laços fortes, daqueles que, mesmo quando ingloriamente vencidos pelo destino, lutam contra tudo e contra todos, em nome de uma bandeira de lealdade, entreajuda, disponibilidade, sem reservas ou proveitos. E esta é uma das razões pelas quais tanto prezo a amizade, principalmente aquela que não vive de conversas de café com "hora acidental" para "corta-e-cose" ou de "convites por solidadariedade".
Sou pelos laços, inclusive os de "sangue", sem o recurso ao corte no pulso ou a quaisquer outro tipo de "terapias transcendentais". E isto vem a propósito das tantas "reclamações" que sobem à tona em tantas conversas de "esquina. Não aprecio comportamentos que cobram presenças e muito menos quem coloca a amizade na balança dos minutos.
Sou pelas relações, aquelas intensas, com todas as palavras no lugar certo, inclusive as erradas, sou pela personalidade vincada, sem reservas, sem "cuidados especiais" ou protecções em função de eventuais danos colaterais. Ou se é, ou não se é, não se pode ser "às vezes".
Eu acho que quem duvida de uma amizade, muito provavelmente, é porque não faz parte dela, as amizades são uma espécie de reunião de sinergias muitas vezes indecifráveis. O que conta é o "estar-se", o o poder ser autêntico.
Tanto me entrego à amizade de 1 mês como à de um século. Afinal, se se trata de amizade, ela não tem que ter prazo de validade ou prémio de antiguidade, embora haja, claro, quem nos conheça melhor e, por conseguinte, possa ter mais argumentos para defender a tal bandeira.
Que bom é ter amigos, que bom é ser amigo... Mesmo quando não os vemos na maior parte das estradas dos nossos caminhos. O que conta é sentirmos que os temos, sem dúvidas e independentemente da areia que, diversas vezes, tentam atirar para o coração, porventura, em vãs tentativas de roubar o amigo ao amigo.

Francisco Moreira

12 comentários:

Barbie Boy disse...

Garanto que se este texto não estivesse assinado, nem tão pouco publicado neste blog, e mesmo assim, me fosse apresentado, eu exclava "olha é o Francisco". Felizes os que o podem usufruir na plenitude, grande abraço. Esquece as areias de portugal, a amizade é de pedra.

FM disse...

(risos)
É, ando a ficar demasiado óbvio, assim para o repetitivo, talvez... (risos)
Abraço Amigo.

Nuno Graça disse...

Bom dia. É bom saber que partilhamos os mesmos valores, em mais um tema! Na minha humilde opinião, ser Amigo não significa obrigatoriamente estar presente fisicamente. É muito mais importante estar VERDADEIRAMENTE presente. Se me permites, vou transcrever um poema que sempre definiu as minhas amizades. Para quem não é crente, basta substituir a palavra Senhor pela palavra Amigo.

"Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor, e através do Céu, passavam cenas de minha vida.
Para cada cena que passava, percebi que eram deixadas dois pares de pegadas na areia; um era o meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena de minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes no caminho da minha vida havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos da minha vida. Isso aborreceu-me deveras, e perguntei então ao Senhor:
"Senhor, Tu me disseste que, uma vez que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre comigo, todo o caminho; mas notei que durante as maiores atribulações do meu viver havia na areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas.
Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixastes".
O Senhor respondeu:
- Meu precioso irmão, Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento.
Quando vistes na areia apenas um par de pegadas, foi exactamente aí que Eu te carreguei em meus braços."
Forte abraço do Amigo Sempre Presente
Nuno Graça

FM disse...

Que o lema continue Vivo, por muitos e bons anos, afinal,e como bem exemplificaste, a Amizade é um poema... e em discurso directo.
Abraço, Nuno Graça.

Não Sou... disse...

Sempre de acordo...
Abraço

FM disse...

Nem sempre, obviamente e necessariamente, mas sei que "és dos meus", e ainda bem. (sorrisos)
Abraço.

liamaral disse...

É importante reconhecer e ser reconhecido como Amigo! Por vezes sabe bem uma palavra, mesmo que seja daquele amigo que te conhece bem e não precisa de falar! Perdoa a contrariedade mas eu dou um valor especial aos Amigos de longa data! Já deram muitas provas...
:) Beijinho

FM disse...

Não há nenhuma contrariedade, nenhuma. Ora lê lá outra vez. (sorrisos)
Ai Liamaral, tu e as "entrelinhas" que, afinal, são "Linhas"... (risos)
Beijos, Amiga.

Unknown disse...

Por isso é que mesmo estando tão ausente, te sinto na mesma presente como espero que me sintas também. Não te conheço, ou melhor, nunca estivemos pessoalmente juntos, olhos nos olhos... não quero a pretensão de me comparar aos amigos que te vivem diariamente... mas acredita que por um ou outro motivo estás todos os dias num lugar especial do meu coração...

... quero agradecer-te por TUDO e pelas palavras que vais deixando lá no meu canto mesmo quando eu não estou... não sei de mim... mas vou encontrar-me, e comigo trarei de novo... EU.

Um grande beijinho para ti, Sara e pequenino anjo... Ângelo

FM disse...

Que esse TEU reencontro esteja para breve, é o mínimo que mereces, acredita, que eu acredito.
Fazes falta, por lá, e por aqui... e por tantos outros lados, principalmente no TEU lado.
Beijos com Carinho, Natacha.

liamaral disse...

Lá estás tu a colocar "entrelinhas" nas minhas linhas! A propósito do que disseste e passo a citar: "Tanto me entrego à amizade de 1 mês como à de um século." apenas disse que as mais antigas são realmente as que nos fazem sentir melhor, na minha opinião, mas não passa disso, da minha opinião!
:) Beijinho, Amigo!

FM disse...

Ai, ai, ai!

Afinal, se se trata de amizade, ela não tem que ter prazo de validade ou prémio de antiguidade, embora haja, claro, quem nos conheça melhor e, por conseguinte, possa ter mais argumentos para defender a tal bandeira.

Beijos e Sorrisos.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive