quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Hoje's

Penso que todos concordam com a tese que sublinha que a vida passa a uma velocidade incrível. E, mesmo assim, por incrível que pareça, pouco fazemos para a aligeirar, para a vermos com um olhar mais atento, com expectativas menos exigentes, com sensibilidades mais aplicadas e menos sugestionadas.
Partimos do princípio de que não há tempo a perder e nem nos damos ao trabalho (e prazer!) de absorver convenientemente os seus inúmeros conteúdos, com mais dedicação, percepção e realismo.
Continuamos a ver o amanhã como o principal e quase único objectivo, esquecendo que o tal amanhã chega sempre a um hoje, aquele que pretendíamos atingir mas que, quando lá chegamos, deixa de ter o peso estabelecido na partida.
É, vivemos sempre à frente do nosso passo, sempre à frente do nosso agora, até ao dia em que não houver amanhã e nos dermos um merecido estalo por termos andado a desaproveitar o tanto que projectamos.
Até parece que vivemos num calendário em estilo "futuro-próximo", naqueles quadradinhos com números que, aconteça o que acontecer, terão sempre melhores resultados no dia seguinte àquele em que ele nos posiciona. É a pressa de chegar sem nunca saborear completamente as várias metas que se vão ultrapassando, a pressa de viver um melhor amanhã ignorando que a vida só se faz de hoje's.
E é por isto que existem alturas em que, parando e olhando para trás, acredito piamente que deveríamos ser multados constantemente pelo excesso de velocidade em que vivemos, e essas multas deveriam deslocar-nos automaticamente para prisões do tempo nas quais seríamos obrigados a ver e a sentir na pele o desperdício de tempo a que nos entregamos de cada vez que só pensamos no amanhã. É que, convenhamos, naquela altura do "Adeus", sejam quais forem os projectos ou sonhos que tenhamos na gaveta do pensamento, provavelmente, o que mais desejaremos é ter a oportunidade de voltar ao ontem, de maneira a reiniciar um hoje, como se não houvesse amanhã.
E o mais interessante, caso ainda não nos tenhamos apercebido, é que não há amanhã, só há hoje's.

8 comentários:

Barbie Boy disse...

Nem mais caro Francisco. Nestas estradas da vida não há quem nos coloque limites de velocidade, com os respectivos radares.
Cá para nós, que ninguém nos vê, ainda bem... porque caso contrário só ganhava para as multas!
Há textos do "catano", quando acabei de o ler, apeteceu-me fazer inversão de marcha...mas ainda não encontrei a velocidade... o carro é novo!

Nuno Graça disse...

Perfeitamente de acordo! Deixa-mo-nos envolver tanto pela correria do quotidiano que esquecemos o que verdadeiramente é importante para nós.
Vi um filme esta semana intitulado "Ghosts of Girlfriends Past", que se aplica a este tema (sábado entrego-te um DVD para o veres).
É bom "cruzar-me" com alguém como tu! Alguém com quem me identifico nos Valores da Vida e que, com textos destes, me ajuda a VER a vida!
Forte ABraço

FM disse...

Pois, Barbie Boy, isto de correr com a Vida até parece que resulta num "A Vida a correr connosco". Enfim.
Abraço.

FM disse...

É uma honra, Nuno Graça. Uma honra poder ajudar a fazer pensar em princípios que devem comandar o nosso caminho, cheio se espinhos e "espinhas".
Obrigado pelo teu Carinho.
Abraço e... Continua por cá, e por outras bandas, apesar das distâncias.

Conversa Inútil de Roderick disse...

No meu caso, parece que a minha vida resumiu-se a umas miseras 24 horas!!!
Assinado: Mosca da fruta

FM disse...

Nem sei se sorria ou se me espante, Roderick. Perdoa a "loirice", respeitando as loiras, mas não entendi. (sorrisos)
Abraço.

Hélder Ferrão disse...

Caro FM, da maioria dos textos que vais publicando no teu "Essências", este "Hoje´s" é, quanto a mim, aquele que deveriamos reflectir todas as manhãs ao acordar, todos os dias...
Este "problema para que ninguém tem tempo, porque "amanhã há tempo" (risos)" tem uma facilidade tremenda em iludir a nossa mente, levando-nos a acreditar que o "Adeus" é apenas um mito para gente jovem...
Abraço!

FM disse...

Pois, Hélder, eu próprio, ao escrevê-lo, tento fazer-me acordar para potenciais "adormecimentos". É muito mais fácil dizê-lo...
Abraço.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive