quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Canudo

Tenho saudade das primeiras semanas de aulas, principalmente nos primeiros anos do secundário, aqueles dias demasiado curtos em que, já ambientados aos novos rostos, partia-se à aventura de conhecer quem o destino nos tinha colocado no caminho, inclusive no percurso das "paixonetas", aquelas que, à custa de inúmeros pretextos, passavam a ser objectivos curriculares do foro amoroso.
A escola, mais do que o ensino dos livros e dos professores, tem esse dom de conseguir fazer interagir, de dar a sentir com uma pureza incrível que a vida tem inúmeros frutos para semear, tratar e colher. E, não menos interessante, tem também o espaço físico perfeito para que os jovens, sedentos de experiências e (outros) conhecimentos, possam ser personagens principais em histórias de um novo mundo, aquele que despoleta e se ramifica a uma velocidade estonteante.
A escola, dá muito mais positivas do que negativas quando a matéria é a Vida, sejam quais forem os números que apareçam nas pautas ou as faltas que apareçam no mesmo quadro. É que, quem se der ao trabalho de avaliar o percurso lectivo do passado, verificará que a escola é muito mais do que um "canudo".
Quem é que, em plenas férias grandes, nunca teve saudade do tempo de escola? E porquê?
Francisco Moreira

3 comentários:

bisturi disse...

Caro amigo:
CUM CANUDO!!!
Obrigar um miúdo a ler livros sobre répteis e artrópodes é de mais!!!
Claro que depois lá se vão as boas recordações...não achas?
A não ser que a moda pegue e se passe a fazer exames aos Domingos e feriados como nosso big Boss...ihihihhi
Abração

paulofski disse...

Saudades da escola em plenas férias grandes! Duravam até Outubro e não me chegavam. A escola queria vê-la por um canudo.

Abraço

Unknown disse...

Não eram bem saudades, no meu caso. Era mais uma certa ansiedade para saber o que haveria de novo, quer em professores, quer em colegas... e rever alguns que não víamos durante 3 meses... enfim... bons tempos :)

Beijo grande

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive