domingo, 27 de setembro de 2009

Vitória aos Vencedores

Adoro estas noites eleitorais, principalmente as legislativas. Gosto do "circo" em que se movimentam... E, como "fait divers", divirto-me ao ouvir e ver os comentários dos partidos derrotados nas urnas. Não sei como, mas todos se declaram vencedores, mesmo catapultando para si louros que são dos outros, como aconteceu hoje, em que o PS, apesar dos vários "contras", conseguiu vencer folgada e expressivamente.

À hora em que aqui escrevo este comentário, o PSD ainda não "falou", mas parece-me que dirá aquilo que todos os outros têm dito: que ganharam com o facto do PS não ter ganho a maioria absoluta, ou seja, e por outras palavras, querem transmitir a falsidade de que "ganharam" porque o PS só teve mais votos do que eles mas, na verdade - sublinham, isso não vale para nada. Quem os ouvir, sem acesso aos números - e esses é que contam mesmo, quem ganhou foram o PSD, CDS, BE e, ainda mais espantoso - e sempre em vitórias, a CDU.

Será que sou eu que estou errado ao afirmar que quem Ganha é quem tem mais votos?

Bem, concordando em absoluto com a primeira análise o jornalista da SIC, Ricardo Costa, entendo que, generalizando, o PS perdeu a maioria porque alguns milhares de votantes ficaram decepcionados com o seu percurso e acharam que não deveriam votar nele nem noutro qualquer candidato e, por outro lado, os potenciais eleitores do PSD entenderam que Manuela Ferreira Leite não era suficientemente capaz para exercer o lugar a que se candidatou, mesmo tendo o Sócrates como "continuidade". Em resumo, acredito que a grande maioria dos Portugueses, inclusive os que não foram votar, pensaram que mais vale um Sócrates com erros e defeitos do que uma Manuela Ferreira Leite que em termos de alternativa, convenhamos, nunca conseguiu sê-lo, ou melhor, aparentar poder vir a sê-lo.

Não há dúvidas, quem ganhou as eleições foi o PS e Sócrates, e tudo o resto é conversa, sim, "conversa fiada".

Francisco Moreira

8 comentários:

Ricardo disse...

Parabens ao vencedor.
Vamos ter de o gramar mais uns anos.
No fundo, vejo um Portugal cada vez mais enterrado num buraco sem fundo.
Que vale é que temos uma Europa aberta e sem fronteiras...

Anónimo disse...

Só resta é esperar que o PS não deite os pés pelas mãos, que comece desde já a trabalhar, a ser dinâmico e emendar todos os erros que cometeu nos últimos 4 anos... Pelo que vejo já começaram; hoje mesmo: Maria de Lurdes Rodrigues está despedida! YEAH!

Um pequeno passo para o PS, uma grande vitória para alunos e professores!

FM disse...

Então, Ricardo, já não vais para aquele País magníco começado por B...?
Pois, a Europa é mais "cómoda", mesmo estando toda em crise. (sorrisos)
Cheira-me que vais ficar por cá. (risos)
Abraço.

FM disse...

Que assim seja Nuno, mas, em termos de educação, embora, provavelmente, não tenhas sentido, por seres muito novo, a Ferreira Leite tem um histórico bem mnos interessante do que a "despedida" Ministra. (sorrisos)
Abraço.

Sandra T disse...

É claro que ganha quem tem mais votos, no entanto perde perante aquilo a que se propôs e perde perante a maioria que alcançou nas eleições anteriores e, isso sim, para mim (futura candidata :) a qualquer coisa - note-se ) é vergonhoso.
Quanto às análises políticas dos senhores jornalistas, comentadores e afins, cada um faz as suas e valem o que valem (se bem que nestas eleições valeram uma grande ajuda para o partido vencedor). É que aquele que tu citas é a M.M.G. da SIC e do P.S., até nos cuidados com o corpo se assemelha, não notas que anda mais magro? :)
Beijocas
Viva Portugal e que os deuses estejam connosco.

FM disse...

(gargalhadas)
Só este comentário para me fazer rir, e muito...!
Oh Sandra, não sei se ele é a MMG do PS, mas sei que dá porrada em todos os lados, inclusive no irmão. Além disso, o que aprecio nele é a objectividade e poder de síntese acutilante.
Beijos e Vê se atendes o Telefone. (risos)

Ricardo disse...

Quando falo numa Europa aberta, falo no caso concreto de quem está a pensar abrir uma empresa. Tuy e Vigo é aqui bem perto!!!

FM disse...

E ouvi dizer que tem viagens mais baratas para todos os cantos do mundo... (risos) Mas, por outro lado, acho-te Português de Portugal, seja com Sócrates ou Manuel Alegre... (risos)
Abraço Lusitano.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive