sábado, 19 de setembro de 2009

Calhamaço

Todos nos lembramos daquele slogan: "Ler mais é Saber mais", e do porquê de ele ter surgido, o porquê de ter sido, até aos dias que correm, tão citado. É que continuamos a ser dos países onde os livros mais ficam nas prateleiras, sejam nas dos hipermercados ou nas lá de casa, a um canto qualquer.
Quantos livros estão por ler em tua casa? De quantos títulos te recordas?
Obviamente que: ler mais é saber mais, quanto mais não seja por se aprender à custa das histórias e pensamentos de outros, nem que seja discordando... Mas, no meu ponto de vista, mais importante ainda é o facto de este "passatempo" nos levar a pensar, a repensar e, porventura sem repararmos, a tomar opções fundamentadas pelo sumo que o "nós" e o "outros" consegue espremer.
Mesmo assim, e depois de toda esta "lenga-lenga", tenho que confessar que continuo a ter preguiça em pegar em livros, melhor, tenho-me visto mais a escrevê-los do que a lê-los, aos dos outros. Bizarro, não?!
No entanto, o que me traz para este texto é a Blogosfera, esta coisa dos Blogues que, escritos ou lidos, são, no meu ponto de vista, o novo grande responsável por dar melhor e mais uso ao tal "Ler mais é Saber mais". Não é que, por estas e outras bandas, nos deparemos com obras literárias de enorme sapiência, nem tão pouco nos poderemos dar ao luxo de dizer que sabemos escrever, ou até ler, mas, convenhamos, graças aos Blogues, estamos a ficar mais cultos, inclusive no reaprender a escrever, mesmo com um erro aqui ou uma frase mal interpretada ali. E é isso que, neste momento, me apetece evidenciar, que graças aos Blogues dou comigo - um frustrado anti-leitura-de-livros, a ler e a escrever mais do que nunca.
Para terem uma ideia, compilei 525 (dos 2600 Post) opiniões (minhas) escritas ao longo de 2 anos e meio neste "Essências", com o objectivo de as reler e poder, por curiosidade, separar o "trigo" do "joio"... E, quando meti a impressão de tanto texto a caminho, fiquei com um calhamaço de páginas à minha frente, daqueles que quase não encontram argolas com tamanho para o armazenar. Pode não ser uma enciclopédia, mas que tem ar de livro com vários volumes, lá isso tem.
Não menos interessante é, ao olhar para trás, reparar que evoluí em termos de escrita, evoluí em termos de leitura, ou seja, aprendi mais, ao ler e ao escrever mais. Por isso, se, tal como eu, fizeres um rápido balanço ao que mudaste em ti em termos de escrita e pensamento, verificarás que, mesmo sem ler um livro, à custa desta geringonça dos Blogues, aprendeste mais, e sem imposição, julgo eu.

12 comentários:

Sunshine disse...

Subsescrevo inteiramente essa tua opinião. Apesar da leitura dos mts blogs que visito, nem sempre comento, (sorry), continuo apaixonada por livros e sempre que posso acrescento mais uns quantos aos que já tenho.

A propósito ... e o "Lágrimas do Oriente" ...?? Tenho um espaço especial para ele, na estante e no meu coração.

Bjinhos ... para todos vós, um bom fim-de-semana.
:)

FM disse...

Obrigado Querida!
O "Lágrima" conhecerá luz... um dia destes... Parei com ele e com outros dois... A ver vamos se arranjo vontade para continuar... Desejo e espero que sim. Saberás!
Beijos.

Olá!! disse...

As coisas que se aprende com e nos blogues... e lendo aqui e acolá, separando trigo do joio o tanto que ganhamos. Neste blogue ganhei amigos, pessoas especiais que raramente vejo mas de quem me lembro frequentemente com saudade (da verdadeira).
Beijo dos maiores para essa família linda.

FM disse...

Olá Olá! (risos)
E fazes parte do meu grupo inicial de Blogueiros... Fazes falta, mas compreende-se.
Beijos com Saudade e Carinho.

Unknown disse...

Olha... cheguei :)
tenho andado sem vontade nenhuma de escrever, vá-se lá entender. Há dias em que escrevo de carreirinha e neste momento estou sem saber mais como fazê-lo, estranhando até como tive capacidades para em tempos escrever alguma coisa que se leia (sorrisos)
Adoro ler, como sabes, tanto quanto escrever, faço tanto uma como outra coisa, apaixonadamente, como quase tudo a que me dedico de verdade....
Talvez esteja sem paixões, de momento (sorrisos)...
... mas eu volto...

Beijinhos, gostei muito de te ler mais uma vez, tinha saudades, e fico contente que estejas a escrever e a ler melhor :)

Beijo grande

impulsos disse...

Subscrevo tudo o que aqui escreveste!
Também eu hoje leio e escrevo muito mais do que alguma vez o tinha feito...
Até um livrito já publiquei... imagine-se!
E o grande culpado de tudo isto, é a blogosfera, pois claro.
E não só, também existem por aí uns sites de escrita onde muitos de nós se aventuram a mostrar o que conseguem escrever e a ler o que os outros escrevem.
Se tudo isto nos ajuda a sermos melhores leitores e a saber mais, então melhor ainda!

Vivam os blogs!!!

Beijo

liamaral disse...

Tens toda a razão! Aprendi imenso nesta "disciplina"! Mas não me canso de ler livros também!
:) Beijinho

FM disse...

Olá Impulsos!
É uma boa realidade, a tal que vem comprovar que, afinal, os Blogues são coisas boas, e interessantes...
Tem um Dia Feliz.

FM disse...

Eu sei que voltas, tens que voltar.
Arranja rapidamente uma paixão, nem que seja um hobbie...
Beijos, Natacha.

FM disse...

É,Liamaral, é uma disciplina interessante, muito ibteressante.
Beijos.

Anónimo disse...

É claro que escrevo melhor... Deixei de usar os x's e os k's e passei a escrever em condições. Sem abreviaturas... Até no messenger.

Percebi que há truques para nos expressarmos melhor, para fazer passar a mensagem!

E sim, foi um conhecimento que não me foi imposto... Assim até dá gosto aprender

FM disse...

Nem mais, Nuno, assim até dá gosto aprender. Verás que ao fim e alguma tempo ainda te sentirás mais evoluído, e não só em termos de escrita.
Abraço e... Continua sem os "x's". (sorrisos)

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive