sábado, 29 de agosto de 2009

3 Segundos

Se se perguntar a alguém que esteja em condições normais se é feliz, depois de 3 segundos de reflexão, essa pessoa dirá que sim, que poderia ser mais feliz, muitas vezes referindo-se ao desejado Euromilhões, mas sim, sim considera-se feliz, dadas as "circunstâncias".
E que "circunstâncias" são essas? Que parâmetros conseguem ser verdadeiramente decisivos nessa contabilidade instantânea? Bem, cada felicidade é um caso, cada caso é digno das mais diversas conjecturas, ramificações, contabilidades.
Há quem valorize o que tem, o que teve, o que pretende atingir e há também aqueles que optam por se compararem com os que, imaginam, não serem felizes. Isto sem esquecer a comparação mais fácil e evidente, aquela que vive das imagens do "resto do mundo", aquele "terceirismo pobre" que as notícias mostram, com crianças a passarem fome e a morrerem por beberem água pior que a dos nossos "primeiromundistas" esgotos. Desta última forma, claro, dirá a grande maioria, ou todos, que se podem considerar felizes, e alguns deles extremamente felizes. Mas, se se optar por pegar no lado autêntico, aquele dos "ganhos vs perdas" em função do conjectura geográfica, económica e social onde nos inserimos", ficar-se-á sempre com a necessidade de recorrer aos tais 3 segundos de reflexão, aqueles em que se recorda, avalia e se tenta ser positivo, "verbalmente acreditando" que sim, que sé é feliz.
Com tudo isto, além de nos propor fazer contas à custa do próprio barómetro da felicidade, pretendo basicamente confrontar-nos com a verdade, aquela que nos diz que somos felizes muitas vezes, algumas das quais sem lhes darmos o devido valor, mas, na soma dos tais "ganhos e perdas", quando nos perguntam de somos felizes, para sermos completamente honestos, principalmente connosco, deveríamos responder que; afinal, somos uns eternos insatisfeitos, mas "felizitos".

6 comentários:

Barbie Boy disse...

Como ninguém comentou, presumo que tenham demorado mais que 3 segundos a pensar antes de responder. Ora ai está um bom sinal.

FM disse...

(sorrisos)
Se calhar foi isso mesmo Barbie Boy.
Abraço e continua a passar por estas bandas.
* Atenção que´a grande maioria dos visitantes não comenta, mas pensa. (sorrisos)

bisturi disse...

Caro amigo:
As férias já lá vão e...a promessa de repasto lá foi , não é?
Abraço e força...
Adoro passar por cá...

FM disse...

Olá Bisturi!
Tens toda a razão, e olha que aprecio cumprir o que anuncio. Lamentavelmente, pelas razões que conheces - e mais algumas, não há espírito. Perdoa!
Abraço e Obrigado.

julia sousa disse...

Olá FM!
Posso dizer-te que ontem estava mais feliz do que hoje (risos), as primeiras férias já lá vão e é altura de voltar ao trabalho, mas também de colocar a leitura em dia e devo dizer-te que já tinha saudades de "te ler".
Conto contigo renovado e com aquela alegria contagiante que te caracteriza ;)
Beijinhos recheados de alegria para ti e bom regresso para mim!

julia sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive