quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ovelhas Tingidas

Todos imaginamos, uns mais do que outros - por quererem ou não, que todas as Igrejas escondem inúmeras informações e enredos em nome da suposta causa, em nome do nome, da força gigante que possuem. Há que proteger, isolar e manter o nível de Fé e Crença, preferencialmente em degraus inatingíveis.
No entanto, quando há um "colapso" impossível de "abafar" ou contornar, pode sempre surgir a fulminante frase: " - A Igreja é falível, já que é conduzida por homens, e eles são falíveis!", e a isto temos que responder com um acenar de cabeça concordante, mesmo não concordando com os resultados que levam a este ou àquele final.
Estes filmes, livros, crónicas, notícias - tudo o que consegue sair "cá para fora", demonstram que, em tudo, inclusive nas Igrejas, há anjos e demónios, porventura com percentagens de responsabilidade diferentes em função da "linha" que seguem.
É bom nunca enveredar pela "cegueira completa" independentemente das opções que se tomam, independentemente dos caminhos em que se acredita. É bom nunca esquecer que muito é (mal) feito em nome da Fé, muitas vezes dos outros e não dos próprios, e que há sempre uma palavra que se cala para fazer "dourar" a tal "causa maior".
"Anjos e Demónios" - o filme, vêm "espicaçar" a Igreja Católica e, por conseguinte, quem nela vê todas as respostas, muitos dos quais na tal "cegueira" que não faz perguntas, que não procura respostas, que existe pelo "sim" sem equacionar um "talvez".
O filme, em função do livro com o mesmo nome, tenta demonstrar visual e intelectualmente que, por baixo de muitas "vestes" há outras "roupas", outras "religiões". E há, como todos sabemos. Quantos padres têm filhos que, afinal, "não são" deles?!
No filme tentam provar que a a Igreja Católica, em nome de 1 bilião de crentes, mesmo num dos piores períodos da sua existência, tenta a todo o custo manter viva a chama de quem se senta "à sua lareira", custe o que custar, doa a quem doer, nem que seja com auto-flagelação.
Provavelmente, inclusivamente no filme, há exageros, ou talvez não - e a história revelou muitos erros, mesmo tentando em silêncio "exorcizar" muitos mais. Basta pensar nos milhões de esmolas que ainda pagam indemnizações pedófilas, basta pensar nos pastores que se divertem em "pecados mortais" pagos com dízimos, pensar nas ceitas que convidam para o fim da vida em nome de "nada"... Há tanto para dizer, fora o que não se sabe, fora os pesadelos que não se "sonham"...
Contudo, por outro lado, é uma pena que tanta Gente Boa seja afectada directa e indirectamente pelos comportamentos de "pares" que "rezam" por outros caminhos, por outros "desvios". É a tal história dos Anjos que podem ser demónios e dos demónios que, se calhar, merecem ser elevados a Anjos.
É uma pena que as Igrejas não exterminem as "ovelhas tingidas" de maneira a que o caminho que propalam seja mais límpido, mais verdadeiro, com mais Anjos e, de preferência, sem nenhum dos tantos demónios que continuam a integrar nas suas "fileiras".
As Igrejas, sejam quais forem, apresentam-se como fazedoras do Bem. É pena é que, tal como o tal tudo, também tenham exemplos do muito mau.
Nota final: Um Ser Especial, depois do filme, dizia-me que a Igreja deveria ser comandada por Deus e não pelo homem. Ainda a pensar nisso, sinto uma tremenda vontade em concordar com todas as letras, seja qual for a Igreja, seja qual for o Deus,... se é que há mais do que Um.
(Como já referi, respeito todas as Igrejas e principalmente as pessoas de Fé. Não vou deixar é de exprimir o que penso das pessoas que "poluem" os caminhos dos Crentes.)

8 comentários:

Unknown disse...

Ovelhas negras existem em todo o lado, porque de Pessoas são feitas as Instituições, e as Pessoas, Humanas por condição, nem sempre têm dentro de si a Humanidade exigível.
Mas é de facto odioso imaginar que em determinadas Instituições determinadas coisas se passem. Estou como tu, acho que deveria haver uma reciclagem de vez em quando nas Igrejas de todos os credos...

Beijo

FM disse...

Vá lá Natacha, ao menos por ti, não serei "Crucificado". (sorrisos)
Beijos e... Vai ver o "Anjos e Demónios".

bisturi disse...

ÉS UM ATEU , MAÇÓNICO, JACOBINO MILITANTE...


EHEHEHEHEHEHEHEEHEHEH

FM disse...

Não Bisturi, não sou é, felizmente, cego nem surdo.
Abraço.

bisturi disse...

Fico feliz pela tua óptima visão e audição...
A não ser asssim terias dificuldades imensas em ver e ler o livro e o filme e em ouvir a banda sonora do mesmo...
eheheheheheheh
Abraço

FM disse...

Tu és Demais!
Oh Bisturi, temos que combinar uma jantarada... Até pode ser aí na tua "terriola", que eu tanto aprecio. (risos)
Abraço.

bisturi disse...

Amigâo Frequência Modelada FM:
Desafio aceite...
E que sabes pelo-me por um bom desafio ...
Promete que isto não cai em saco roto...
ACEITE...

FM disse...

OK, não vou deixar... Vou tratar disso. Deixa só o tempo aquecer.
Abraço.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive