quarta-feira, 10 de outubro de 2012

“Chiclas”


“Chiclas”

Antes de mais, há que dar o nome correcto às coisas. Por isso, registem bem que, nas décadas de 80 e 90, as “chiclets” ou, se preferirem, pastilhas elásticas, eram conhecidas como “chiclas”. Percebido o título? Pronto.

E é à conta das “chiclas” que nos levo até ao ano de 1982, o ano em que umas “chiclas” diferentes, supostamente vindas de Espanha, pelo nome, davam nas vistas em qualquer loja (mercearia), no meu caso, na loja do Sr. Eduardo, sita à
Avenida Gomes Júnior, centro da Madalena. 

O que tinham elas de especial?

O tamanho era diferente. Eram achatadas, para o fino, embora aparentemente maiores (à vista), da cor das outras, ou seja, cor-de-rosa, e tinham um invólucro completamente “avan’t garde”.

Como se apresentavam estas “chiclas”?

Bem, se não passaram por elas, imagino, irão fazer suposições menos interessantes, pelo menos para mim. (risos) É, é que estas “chiclas”, as “Nina”, vinham envoltas num papel especial, um papel que permitia que o recortássemos e que, conjugando-o com outro papel, de outras “chiclas”, das mesmas, pudéssemos vestir bonecas. Tal e qual!

Eu não disse?! Eu não disse que iriam começar os pensamentos parvos, do género: “um rapaz de 12 anos a brincar com bonecas?!”. Pois. É verdade. Mas eram bonecas de papel. E aquilo de recortar e escolher roupas, também elas recortáveis, tornava-se giro, principalmente por não haver muito (de novo) para ocupar o tempo. E além disso, como todos os da minha idade, eu também apreciava mascar e mascar “chiclas”, neste caso, aquelas "chiclas". (tinham um sabor que, confesso, era tão marcante que já nem me lembro dele – risos)

E pronto. Durante um ano, ou dois, lá se andava a comprar “chiclas” e mais “chiclas”, na procura de fazer a colecção dos modelitos que elas traziam como embrulho.

Se se trocavam estes cromos de roupas? Talvez. Mas eu, eventualmente com vergonha, preferia gastar fortunas e comprar inúmeras, para evitar passar por essa (possível) humilhação. 

Ah! Alguém assume ter andado a recortar “Nina's”? (risos)

Kiko

0 comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive