terça-feira, 24 de maio de 2011

Sótão

Por muitos exemplos que a vida me continue a mostrar ao jeito do contrariar, ainda sou daqueles resistentes que dizem em voz alta que as pessoas valem a pena, por maiores que possam ser as hecatombes. Sim, continuo a apostar nas pessoas, mesmo que "às cegas", mesmo que equilibrado no fio do "tudo ou nada".

E porquê? Porque é no "separar das águas" que se faz a verdadeira "vindima", é no meio do trigo que se destaca o "joio".

A brincar - ou talvez não, gosto de dizer que "em cada dez pessoas que passo a conhecer, se se aproveitar uma, já valeu a pena".
E para justificar a contabilidade, posso recorrer ao simples argumento que frisa que antes das "10" tentativas tinha "0" de acréscimo e que, depois delas, passei a ter mais "1", mesmo que, na "prova dos nove" - aquela que soma as "conquistas" e subtrai os "adeus", se possa manter a balança no "meio-meio", sem grandes alterações, mesmo existindo - já que se vai "apurando os ombros".
Não, não se passa nada. Estava apenas para aqui "encostado" às amizades, a olhar para a minha lista de números de telemóvel... Estava a deslizar o "botão do abecedário" e a reparar naqueles para quem mais ligo e nos que mais me ligam (mesmo que isso não seja um "medidor" - não o é!), e a notar que, como em tudo na vida, o tempo faz questão de nos direccionar ao sabor dos instantes. É, até as listas de números de telemóvel mudam, e muito!
Claro que há números que, infelizmente e pelas mais diversas razões - umas mais normais do que outras, deixaram de se "fazer ouvir", claro que há pessoas que deixaram de se "fazer contar"... Mas, por outro lado, o que realmente interessa, é poder reparar-se que: enquanto uns se transformam em nevoeiro e outros se vestem de sol, dá um gozo tremendo sentir que se pode continuar a ser valorizado e valorizar, independentemente da estação do ano, aquela "ventania" que, de quando em vez, faça chuva ou faça sol, nos ajuda a limpar o pó ao "sótão" da amizade.


Francisco Moreira

3 comentários:

Marta disse...

Já pensei nisto tantas vezes, mas a conclusão a que chego é a mesma que a tua!
E não tenho dúvidas que, nessa proporção de 1 para 10, tu foste uma das que valeu BEM a pena conhecer! :)

Beijinho Francisco!

Maurício disse...

Faço minhas as palavras da minha filha, que me plagiou por antecipação (risos)
Há gente assim, como o Francisco, que VALE A PENA.
Eu, apesar de tudo, continuo a acreditar que UM é melhor que "mais um". E, felizmente tenho algUNS.

Um Abraço

Jota disse...

Após o comentário da Marta e do Mauricio, nada mais há comentar, tão somente que escreveram o que me veio ao pensamento.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive