sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Prato do Dia

Há quem viva demasiadas horas confortavelmente instalado nos próprios pensamentos, como se se tratasse de uma vida alternativa mais interessante, embora mais "monologante", numa espécie de fuga à realidade, só porque é mais fácil resolver os problemas no imaginário, sem correr riscos ou eventuais sanções.
É demasiado fácil tratar dos assuntos e arranjar novos temas num qualquer pensamento ao instante, ao ponto de, quando se vive lá tempo demais, chegar-se a confundir o presente com o sonho. Isto para não falar daqueles momentos em que se usa o pensamento para viver no "futuro", repatriando para parte incerta a verdade dos factos, aqueles que se chegam a plantar num canteiro desprezado do qual, queiramos ou não, pensemos ou não, só sairemos quando "partirmos".
Não, não faz mal sonhar. Não, não se paga IVA a 23%. Não, não se morre disso, por enquanto.
Mas, mesmo vivendo naquela nuvem de arco-íris, que tantas vezes serve para tapar as outras nuvens, as das "trovoadas", convém não esquecer o mais importante: a imaginação deve ser sempre um condimento extra para usar no cozinhado dos dias, sejam ele feito de "guisado de barreiras" ou "cozido de objectivos". É que, afinal, por muito boa que pareça a comida do mais colorido "restaurante", ela jamais superará o "prato do dia", mesmo que a ementa aparente estar em ruínas.
Francisco Moreira

3 comentários:

Jota disse...

Viver a vida sem riscos, sem sonhos e ilusões, seria sem sombre de dúvida uma constante monotonia.
Verdade que "o prato do dia" é bem melhor e por muito bonito e colorido que sejam a ementa e o restaurante, há gente que se esquece que a comida pode estar azedada.
Jota

bisturi disse...

BOM FIM DE SEMANA

Marina Ribeiro disse...

pois, de acordo totalmente e infelizmente. Como seria bom que certas fugas fossem reais e não só mentais.
;-)

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive