quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Roubaram-me as Fraldas

O governo de Sócrates acaba de retirar ao meu filho 1 pacote de fraldas... Ou seja: acaba de lhe retirar o abono de família, aqueles pouco mais de €20 que apareciam disfarçadamente "ali" no saldo bancário, entre as várias parcelas do "dever e haver"... É, essa parcela, que, espero eu, não retirará as fraldas ao rebento, passará a ser uma espécie de "lembras-te, antigamente havia uma coisa a que chamávamos abono, uma coisa pequenina, mas recebida com agrado"...
Ouvi dizer e li em todo o lado que não foi o Sócrates quem as "roubou" mas sim uma senhora que gosta de nomes pomposos e que tem a mania que pode mexer nos nossos porta-moedas, uma tal de Dª Austeridade, uma senhora com ar sério, armada em ditadora.
E, para que fique já claro que não vou "bater" no Sócrates, permitam que informe que votei e continuo a querer votar no Sócrates, apesar das inúmeras razões que me incomodam na sua gestão governamental, a começar pelas fraldas.
Está visto que vamos regressar às manifestações do costume, com os "clientes" do costume - que respeito mas, perdoem, desvalorizo um pouco, tal como as centenas de camionetas que levam "assistência" para os comícios dos Partidos, de todos, menos os que não têm gente para encher táxis.
Está visto que vamos ter que nos habituar a trocar o "Continente" pelo "Lidl" (devem estar felizes da vida, com a crise!) e, não menos importante mas muito preocupante, vamos ter mais uma série de empresas a fechar e mais uns largos milhares de pessoas a perguntarem-se se ainda vale ou não a pena viver dos fundos, sejam eles de desemprego ou sociais.
Obviamente que todos sabemos que há exemplos para tudo, e injustiças para todos os lados, mesmo à custa de tentativas de justiça - e acho que o Sócrates foi quem mais tentou nas últimas décadas. (já sei que vou receber inúmeros exemplos "ao contrário", mas é a minha sensação, a minha opinião, vale o que vale)
Cá para mim, além de "alguns" erros, e apesar de ser "intitulado" de mentiroso, acho que o Sócrates é um bom primeiro-ministro, principalmente por "tê-los no sítio" e, para se perceber isso mesmo, digam-me lá quem estaria a fazer melhor do que ele... E, se estaria, porque é que não está?!
Ok, consegui finalmente, depois de tantos caracteres, chegar onde queria, ao voto. Sim, ao voto.
Se não se quer o Sócrates, o António, a Maria ou o Feliciano, por que é que eles continuam? Por que é são eleitos? Por que é que tantos dos que "gritam e esperneiam" não votam? Porquê? É assim tão complicado trocar o tempo de um "café" para colocar um "X" (ou sem "X") num papel que decide tanto, para não dizer quase tudo?!
Cá por mim, e não me referindo apenas ao caso Português, pois, imagino, todos saberão, o problema é geral, se os boletins de voto fossem respeitados, estou em crer que hoje não se reclamaria do Sócrates, já que à custa do seu título de "pior primeiro-ministro de sempre" não teria tão boas sondagens e jamais seria reeleito.
E as fraldas? Bem, quando for ao "Lidl" lembrar-me-ei do Sócrates e principalmente de todos aqueles primeiros-ministros, ministros das finanças e da economia que ouvi há dias dizerem que este governo é uma miséria e que, ao contrário dos ministros Irlandeses, não vão mas deveriam ir todos a julgamento, popular, de preferência, já quem são alguns dos muitos responsáveis pelo desaparecimento do abono, aquele item de boa memória que, por estar "no local errado à hora errada", ficará na história com o pomposo nome de "Socretismo".
Francisco Moreira

12 comentários:

Ricardo disse...

O mais estranho nisto tudo é que eu até te tomo por um gajo inteligente... mas depois dizes estas coisas!!!

FM disse...

Pois... Deve ser o meu "outro lado", desculpa!... (risos)
Abraço, Bono! (risos)

Ricardo disse...

Só pode.

Metem-te a mão no bolso... e continua tudo bem... deves ser rico deves!

Ainda trago o Bono ao Vice. Reserva lá um espaço no album de fotos!!!

FM disse...

Pelo contrário, estou cada vez mais pobre... (risos)
Devo ser doido, eu e mais uns milões... (risos)
Ou então, melhor ainda, "sado"... (risos9
O Bono vai ao Vice no Sábado, depois do concerto e antes de ir para o hotel na Boavista, quer ir lá cantar Michael Jackson... Vou ver se o Sócrates também aparece... Já tenho a máquina pronta... (gargalhadas)

Jota disse...

Li atentamente a sua crónica e concordo com tudo o que explanou, á excepção do que se refere ao Sócrates. Nesse tema teriamos que conversar horas entre algumas bebidas e cigarros, quiça, com musica pelo meio para não ficarmos tristes com a realidade deste belissímo País que adoro e que cada vez mais vejo maltratado.
O votar ou não votar, tem a ver com a cultura geral, cultura politica, educação, formação e o sentimento civico de cada um de nós. Numa sociedade como a nossa onde o nivel de analfabetismo ainda é elevado e a formação é o que sabemos é dificil. Mas tambem tem a ver com a honestidade, hombridade, com a proximidade das instituições ás populações, com a verdade e o exemplo de uma classe politica que deveria usar o poder para dar aos seus eleitores uma vida melhor, numa sociedade que deveria ser cada vez melhor, porque é para isso mesmo que eu pago os meus impostos.
Eu voto e tambem todo o meu agregado familiar porque penso que a nossa acção por si só pode abalar estruturas e mudar alguma coisa para melhor, mas compreendo o desânimo de milhares de não votantes que dizem "não vou mudar nada".
Esperemos que votem todos na proxima ida ás urnas.
Abraço (Jhonny father).

FM disse...

Obrigado pelo excelente comentário com que me honrou, a mim e, certamente, a quem por aqui passa... e são "alguns". Tem que criar um Blog e deixar o "volátil" Facebook. (risos)
Antes de mais, e se tiver oportunidade de ler os meus 3000 Post (estou a brincar, não leia!) verá que aprecio escrever no "fio da navalha" dando uma carga "pesada" às palavras (gosto de palavras que tocam na mente, sejam elas mais ou menos bem empregues, mesmo que depois venha a dar "o braço a torcer", e não terei problema em dá-lo, continuo a querer aprender).
Quanto ao tema em questão, embora não sendo redutor, feitas as contas, entendo que só devemos reclamar quando fazemos o nosso papel. E, verdade seja dita, muitos dos que mais reclamam não votam. ( a questão social e cultural Portuguesa tem o seu peso mas...)
- Se não voto no meu país devo exigir que o meu País vote em mim?
Obviamente que estou a levar a pergunta a extremos, mas, no fundo, concordo com ela. Ser-se cidadão de pleno direito implica ter responsabilidades, para poder exigi-las. O que temos, em grande parte, é o que escolhemos. Ou não?!
Se quero um cartão de cidadão devo votar... Ou não!? (Ok, que se vote em branco, também conta, acredito!)
Não encontro solução, no momento, para substituir o Sócrates... Mas "divirto-me" com os debates parlamentares que, mesmo com calcanhares de Aquiles, ele vai ganhando... Porque será? Ok, é bom de "letra".
Falar é fácil... E fazer? E ter que fazer porque nos obrigam? Ok, ele poderia ter feito melhor muitas coisas... E?!? E os que lá estiveram? Não têm culpa? Não compraram submarinos? Não votaram TGV's? Não criaram condições, também elas eleitoralistas, para chegar onde ele está? É ele, só ele, o culpado? Creio que não. Mesmo sabendo que "onde não há pão..."
Bem, gostei bastante da parte dos "copos com cigarros e música", nem que seja para se perceber que nem todos podemos ser Portistas, mas podemos estar em campeonato, mesmo quando o árbitro erra, mesmo quando nos roubam, pontos... (risos)
Abraço e, confesso, gostei de Lê-lo, por cá. Gostaria de poder lê-lo... por um cantinho seu.
Abraço e, já agora, Parabéns por ter criado um Filho com uma espinha dorçal que tenho apreciado conhecer, degrau a degrau.
Abraço... e Até Breve!

* Vá passando por cá...

Jota disse...

Amigo Francisco,
como você tambem gosto de abanar o sistema e despertar consciências. Concordo inteiramente com o que escreveu na sua amável resposta.
No que refere do Jhonny agradeço-lhe com o maior sentimento e alegria. Efectivamente é um excelente rapaz e penso que a minha esposa e eu conseguimos criar dois excelentes rebentos como diz, com espinha dorsal, e assim ter contribuido para que esta nossa sociedade se torne menos elitista, mais justa, mais solidária, mais feliz e de preferência bem mais alegre.
Alguem que prezo e que conheco relativamente mal costuma dizer "façam o favor de ser felizes" e se me é permitido acrescentar "façam o favor de se portar mal mas com muito juizinho".
Um grande abraço.

FM disse...

(risos)
Pois, Joca, mas há um pequeno problema, eu sou dos que se portam BEM, mesmo bem. Meti isto na cabeça quando era pequeno e quanto mais envelheço masi juízo tenho, enfim!
Parabéns (extensivos à esposa, claro) e Até Breve.

* Ah, só para se rir, a frase que dizemos há 16 anos é esta: - Tentem, Tentem ser Felizes! (facilmente confundível com a que referiu, razão pela qual perdoamos, e pelas faltas, claro.)

Jota disse...

(risos)

Não é Joca mas "Jota" nick name de guerra em tempos de faculdade.

Grande Abraço.

Jota disse...

P.S.

Como deve ter entendido, quando falei "façam o favor de se portar mal mas com muito juizinho" não me referia nem de longe a si (como deve ter depreendido nas entre-linhas).

Abraço

Não Sou... disse...

Amigo FM,
Quanto ao Sócrates confesso que estou desiludido. Quanto ao resto são medidas que Sócrates foi obrigado a tomar. Não temos outra hipotese e ir reclamar para a rua só vai agravar a situação de um País que pouco falta para entrar em bancarrota. Os governantes tem, ao longo dos anos, cometido erros atrás de erros por falta de coragem e que nos levaram a esta situação. Acho muita piada à oposição falar que é preciso cortar na despesa publica e que a função publica recebe demais, quando nunca tiveram a coragem de tomar medidas que resolvessem o problema. PS e PSD andaram a adiar pois sabiam que essas medidas não davam votos. O Sócrates não teve coragem... Foi obrigado...
Abraço

paulofski disse...

Olha, olha, o que pr'aqui vai. tPercebo o que pensas e Terás a tua razão Francisco. Compreendo bem que melhor que ele não há quem se vislumbre na política quem fará melhor. E agora, por acaso o Socrates está na RTP a tentar explicar aos portugueses porque razão toma tantas e tantas medidas e não há maneira de curar esta crise, que mais parece uma bola de neve... e olha, já se nota, o nariz já lhe começou a crescer!

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive