segunda-feira, 26 de julho de 2010

Última Romã

Tenho saudades de comer romãs, daquelas romãs que partia em quatro grandes pedaços e que, grão a grão, saboreava demoradamente e com especial prazer.
Gosto de romãs grandes, maduras, embora sem exagero, e com os seus grãos a saltarem para todos os lados, como se comê-los fosse um jogo de: "apanha-me se puderes"...
E esse ritual, o de contemplar uma romã, injerindo-a na totalidade, embora não corriqueiro, sabia-me a único, principalmente por ser sempre proporcionado, em jeito de surpresa, pela minha Mãe, que encontrava nas romãs um aliado que lhe proporcionava uma boa maneira de me convencer a ingerir fruta.
Já não como romãs há bastante tempo. A última, se bem me lembro, foi antes da Sua partida, uns meses antes. E, tal como todas as romãs que me "souberam pela vida", ao longo deste percurso de 4 décadas, certamente que aquela também foi especial, mesmo continuando no pódio à espera que a destronem.
Não sei se está na "altura" delas, das romãs, mas tenho que "tratar disso", e com urgência, quanto mais não seja para avaliar o prazer daquele jogo, grão a grão, sabor a sabor, instante a instante, naquele minúsculo pedaço de tempo, afastado do resto do mundo.

Francisco Moreira

4 comentários:

Xanda disse...

Vais ter de esperar FM; eu também adoro romãs mas o tempo delas é só lá para Outubro, encontras boas até Janeiro depois já não prestam.
Identifico-me muito com este post, sabes que eu na passagem de ano (sendo passada em casa ou em casa de amigos) como não 12 uvas passas mas sim 12 vagos de romã, sabe-me melhor pois não aprecio as uvas loool...
bjnhs

FM disse...

(risos)
Agora é que me lixaste, Xabda.
Bem, vou ter que aguardar, que remédio. (risos)
Beijos.

paulofski disse...

Era a minha avó que me descascava a romã e a servia com uma colher de açucar.

FM disse...

Sortudo, Paulofski! (risos)
Abraço.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive