segunda-feira, 26 de julho de 2010

- Rezo, sim Senhor.

Nunca o referi por estes lados, mas mesmo sem saber rezar, rezo bastante, principalmente naqueles momentos em que dialogo com Ele, o "meu" Deus. Se Ele me ouve? Acho que sim, ou melhor, sei que sim, mesmo quando não me faz as vontades todas, o que acontece com alguma regularidade, talvez para me fazer ver que nem tudo depende das rezas, sejam elas mais elaboradas ou não.
Como dizia, rezo bastante, e, actualmente, rezo mais do que nunca, mesmo mantendo as minhas crenças "livres de instituições". Para mim, e que me perdoe quem pensa o contrário, Ele não está na Igreja "A", "B" ou "Z", Ele está em toda a parte, daí eu continuar a achar que não é um templo que consegue veicular melhor as minhas mensagens, as minhas orações, por mais pretensos emissários que possam ter, ou julgar ter.
Mesmo sem nunca frequentar a igreja, nenhuma delas, no ensino preparatório, eu era um dos melhores alunos da turma em religião e moral, e as aulas nem eram obrigatórias, mas eu gostava de lá ir.
Na altura, mesmo sem lhe dar o devido valor, rezava bem melhor do que hoje, pelo menos tinha algumas das orações na ponta da língua, mesmo só lhe dando uso nas aulas. Hoje, trinta e muitos anos depois, limito-me ao "Pai Nosso", aquele "conjunto de frases" que vou dizendo em voz alta em muitas das minhas viagens de carro, quase exclusivamente.
Por que é que o faço? Não sei bem, mas faço-o convictamente, talvez para que Ele me ouça mais depressa e com mais atenção.
Se acredito no seu poder? Não sei, mas sinto que não perco absolutamente nada em fazê-lo.
O que é rezar? Também não sei, mas sinceramente, (mesmo correndo o risco de poder ser insultado ou gozado) acho que rezar é aquela parte em que Lhe digo o que penso e o que desejo, imediatamente após - ou nem sempre - ao "Pai Nosso".
Para perceberem melhor, para mim, mais do ler ou citar orações, rezar é dirigir-Lhe a palavra e o pensamento com a certeza de que serei ouvido, independentemente dos resultados.

Francisco Moreira

2 comentários:

JoeMar disse...

Compartilho esta tua forma de falar com Ele. Para mim, esta é a melhor forma de o fazer, sem ter que necessáriamente estar ligado a esta ou aquela igreja ou religião. Como dizes e muito bem, Ele está em todo o lado, e por isso mesmo, porque não falar directamente com Ele sem intermediários e de coração aberto?
Muita luz e paz meu Amigo...
Forte abraço, boa semana e boas escritas.
Joel

FM disse...

São filosofias, caro JoeMar, filosofias.
Abraço.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive