quinta-feira, 17 de junho de 2010

- Isso, para mim, é Chinês!

Apesar de acharmos o contrário, andamos extremamente distraídos com a forma como o nosso mundo, outrora gerido por duas potências e agora, porventura, gerido por uma, anda a subsistir à custa de outras estrelas, umas "amarelinhas discretinhas" que, pé ante pé, vão sendo plantadas em toda a parte, inclusive nos mais recônditos lugares deste planeta Terra.

O que aqui escrevo, como notarão, não sabe a novo, e já todos afirmaram que a China se prepara para dominar o mundo... Mas, dirão muitos, do pensar ao acontecer vai uma enorme distância e, acrescentarão mais alguns, os "polícias do mundo" não estão a dormir... Pois, certamente que estão acordados, e provavelmente com insónias, terríveis insónias, imagino eu... É que, nesta balança de poderes, quando nos referimos à China, há um "mas", um difícil "mas", principalmente graças ao não se poder avaliar minimamente, completamente, efectivamente, convenientemente e comparativamente o poder destes futuros, acreditem, "donos" do mundo.

Reparem no simples exemplo que vos apresento de seguida, um daqueles exemplos que já foi vivenciado por todos os não Chineses deste planeta.

Um dia destes, um amigo estrangeiro que me visita, e sem que a conversa nos levasse para esse caminho, mostrava-me um simples mas original objecto que estava em casa de uma amiga minha. Olhei para o tal objecto, acenei positivamente com a cabeça, mas só alguns instantes depois, graças à sua insistência (cidadão de outra nova potência mundial, o Brasil), é que reparei no discreto "Made in China". É, neste preciso momento, em coro, todos estarão a dizer que quase tudo é "Made in China", principalmente os objectos mais baratos, mais corriqueiros, mais copiados, mais "sem importância"... Sim, eu sei. Sim, todos sabemos. Mas, por algum acaso já pensaram nas consequências universais que isso pode gerar, ou melhor, que "isso", ainda sem o "fogo-de-artifício" em jeito de alarme, poderá despoletar? Já pensaram que, um dia destes, estaremos a ser "comandados" pelos Chineses, ou melhor, estaremos dependentes deles?!

É, o "isso" é mais sério do que imaginamos. O "isso" está a caminho de se transformar num "nisto", e basta avaliar o crescimento Chinês dos últimos 10 anos em todo o mundo para se perceber que estamos a dormir, que produzimos realmente pouco e, ainda mais preocupante, etiquetamos "originais" que muitas vezes são piores do que as "imitações" deles.

Eu sei que este assunto daria "pano para mangas" e que é preciso ter calma, que eles são muitos, que a mão-de-obra e tal mas... Mas - e cá está o "mas" novamente - permitam que vos dê os mais recentes exemplos do poderio do polvo Chinês, assim ao jeito de como "quem não quer a coisa", ou melhor, para quem duvida "d'ISSO":

> Os mais recentes dados estatísticos indicam que mais de 50% das Mulheres mais ricas do mundo são Chinesas, e são donas de "gigantes" nacionais e internacionais.

> A China não está no mundial com jogadores mas, além dos milhões de artigos com que "joga", a começar pelas irritantes vuvuzelas (nem mais!), é o país responsável pela Internet na África do Sul.

Sim, é verdade. Numa era em que as mulheres ganham a dianteira em termos de poder de decisão (e, por mim, tudo bem!) e em que a globalização da informação vive da Internet, pelos vistos, as mulheres que mais decidem já "são" Chinesas e a Internet também.

Mas, para que não fiquem preocupados com o que vestem, comem e usam, se vos apetecer, nem que seja num dos minutos de "distracção" que fazem parte dos "rápidos" dias de cada um de nós,... Pensem "n'ISSO", se é que ele, o "isso", já não é de "discreto" fabrico Chinês.

Francisco Moreira

2 comentários:

Ricardo disse...

Já houve tempos em que dividimos o Mundo ao meio com os espanhóis.

Haverá sempre um ou mais países na linha da frente. Sejam eles americanos, russos, chineses, brasileiros ou indianos. Não estou preocupado com isso. Ao menos não estão a entrar pela via da força das armas, como o caso de Hitler ou Gengis Khan.

Diz o ditado que em terra de cegos, tem um olho é rei. E nós, europeus e americanos, estamos demasiado entretidos em gastar os 2olhos que temos a olhar para o nosso umbigo... eles não.

FM disse...

Pois, também tens razão no teu ponto de vista mas, mesmo assim, prefiro não estar dependente dos Chineses, não sei... não sei... Mas não me "cheira".
Abraço.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive