quarta-feira, 23 de junho de 2010

Alho-Porro... Murcho

Já lá vai o tempo das caminhadas de horas, desgastantes, mas sempre com roteiro definido pelo "final", o descanso do "guerreiro", ou outros objectivos, numa das praias do grande porto, uma espécie de destino do "sim ou sopas" antes do regresso a casa, já em plena manhã.
Hoje, pelo menos para mim, as coisas já vão sendo diferentes, já não se encontram as filas de 50 e 60 pessoas a cantarem o "a minha é a maior" ou o "dois chapéus aos quadradinhos"... Tudo é mais prático, com carros estrategicamente estacionados a anteciparem o regresso, cada vez mais apressado, cada vez mais "plastificado", como se, nos dias que correm, ir ao S. João fosse uma espécie de ritual obrigatório, ao jeito do poder dizer que se foi, que foi bom, com as frases repetidas dos últimos anos.
Hoje, num autocarro de dois andares, circularei pelas principais festas do Porto, tentando "beber", "gerar" e reportar o S. João dos outros, sem descurar o meu próprio S. João, o meu tempo-extra, com os meus, ou parte deles, já que muitos - se calhar pela "idade", idêntica à minha, já optam por assar as "sardinhas" em casa, evitando desta forma o "alho-porro" ou, se preferirem, infelizmente, o próprio S. João.
Francisco Moreira

2 comentários:

paulofski disse...

É Francisco, eram outros tempos em que a noitada de São João servia para libertar energias acumuladas, engatar namoradas e dar umas marteladas de boa disposição sempre com uma cerveja na mão. Mas também sabe bem ver a folia por outro prisma, mais tipo alho-porro murcho. Boa noite de São João para vocês.

FM disse...

(sorrisos)
Abraço.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive