segunda-feira, 2 de novembro de 2009

- Quem és?

Sou um Blogger desnaturado, e cada vez mais, ao ponto de já ter equacionado, por diversas vezes, abandonar este espaço a que chamo cantinho, desde que o abri no último dia de Julho de 2007.
São várias as razões que me levam a continuar a escrever, mesmo que - assumo, por vezes com algum custo, principalmente naquelas fazes da menor inspiração, de menor vontade. É que, como sou um pouco para o "radical", um dia que pare, pararei para sempre, ou por muito tempo, sou assim, o que é que hei-de fazer?!
Sou um Blogger desnaturado porque cada vez menos visito os outros Blogs, cada vez menos comento o que vou lendo noutros Blogs, e cada vez menos vou escrevendo. (basta olhar para o meu arquivo para perceber que Postava às 7 e 8 vezes por dia)
Mas, entre as tais várias razões que me convidam a continuar à mais de 2 anos, há uma que me espanta mas continua muito válida. Como é possível que tanta gente (média de 150 pessoas por dia) continua a ter pachorra para me ler, principalmente quando os assuntos, aparentemente, seguem um fio condutor cada vez mais incisivo, mais repetitivo, mais melodramático? Como é possível, todos os dias, ter gente que vem cá, e dos mais diversos cantos do País e do Mundo? Como é possível ter tanta gente que não se "arrisca" a comentar o que escrevo, concordando ou não, e mantém-se "fiel" à visita?
Obviamente que, em alguns dos casos, tenho resposta para as minhas próprias perguntas. Amiúdas vezes me cruzo com pessoas que me dizem que me lêem quase religiosamente, e muitas delas dizem que não comentam porque têm vergonha... Vergonha?! Vergonha deveria ter eu por escrever tantas parvoíces, embora umas sejam mais acertadas do que outras. Vergonha deveria ter eu por me expor publicamente perante tantos desconhecidos.
Por outro lado, confesso que, muitas vezes, dá-me uma vontade imensa de conhecer todos aqueles (se calhar nem todos, porque também andam por cá algumas "aves de rapina") que se dão ao trabalho de pensar no que penso e digo, sempre no "fio da navalha". Gostava de poder "ouvir" as suas opiniões, saber como são e porque é que continuam por aqui... Sei que tal não será possível, sei que é mais fácil manterem-se no anonimato e pensarem o que lhes der na real gana, nem que seja para, na presença de um monitor, gozarem com as palavras que aqui vou publicando. Mas, mesmo assim, tenho curiosidade em saber o que leva tanta gente a passar por cá.
Quem serão? Como serão? O que pensarão? Como assimilarão as minhas opiniões? Estas são algumas das questões que mantenho de cada vez que olho para aquele pequeno quadro que assinala quantos me visitam e de onde se deslocam.
Independentemente de tudo, e mesmo continuando a participar com silêncio, gostaria que registassem que vos estou grato por me visitarem, pois, no fundo, também são uma boa razão para que este "Essências" ainda não se tenha juntado aos milhares de Blogs que estão abandonados à deriva.
Aos outros, aqueles que vão fazendo questão de me dizer que estão por cá, agradeço ainda mais, é que, na verdade, para quem escreve, não faz sentido ter um diálogo mudo, por muito que nos alimente o ego.
Francisco Moreira

28 comentários:

Não Sou... disse...

Eu venho ao teu cantinho todos os dias e comento muito pouco...
Abraço e continua...

FM disse...

Pois, mas tu, Não Sou, fazes parte dos que se anunciam... E bem. (risos)
Abraço.

Hélder Ferrão disse...

Caro Francisco, se me permitires, gostava de te dizer o seguinte: Penso que os "assuntos", as "problemáticas" que abordas neste teu "Essências", são temas intemporais, fazem parte da Vida de todos aqueles que "te lêem". A verdade é que, essa tua capacidade inata de "resumires", em algumas linhas,os "nossos" pensamentos, as "nossas" preocupações, as "nossas" "parvoices" (que não contamos a ninguém por alguma razão), "faz-nos" sentir mais "normais", mais "equilibrados", mais "entendidos". Por tudo isso, e muito mais, (depois empresto-te um livro que me enviaram por mail), tenho a certeza que fazes muita falta a este "Mundo" de ideias! Na minha opinião, (e sem querer avaliar de alguma forma o teu estado de espirito), penso que esse melodramatismo que tem "vestido" alguns do teus textos mais actuais, na verdade, são reflexos daquilo que, na realidade, te preocupa nos "loucos" dias de hoje. O Mundo, cada vez mais, tem menos rosas...
Abraço, e continua!

Ricardo disse...

É um "cantinho" "giro".

Sempre que tenho "tempo" gosto de passar por "cá".

E "aproveitar" para mandar as minhas "bocas".

Tu tens o "dom raro" de cativar as "pessoas" e é isso que as faz "vir" cá.

"Abraço"

Ka disse...

Sou eu a Ka :) que ka venho sempre que posso mas nem sempre comento :)))

E livra-te de parares!

Beijinho aos 3 :)

Ka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
julia sousa disse...

E cá estou eu mais uma vez!! (risos).
Para além de te visitar religiosamente (muito mais do que ir à missa), nem sempre comento, mas faz bem esta visita por muito curta que às vezes seja. Faz bem não só porque muitas vezes nos deixa a pensar em coisas que por norma não lembramos ou simplesmente não damos grande atenção, gosto de cá vir não só pela grande admiração que tenho por ti, mas porque gosto de te ler.
Isto tudo para te dizer que não aceito de forma alguma que penses sequer em deixar de escrever. Arranjo aí uns "gaijos musculados" para te amarrarem ao pc dia e noite (risos)
Beijinhos com a certeza que vou cá voltar daqui a uma horas

julia sousa disse...

E cá estou eu mais uma vez!! (risos).
Para além de te visitar religiosamente (muito mais do que ir à missa), nem sempre comento, mas faz bem esta visita por muito curta que às vezes seja. Faz bem não só porque muitas vezes nos deixa a pensar em coisas que por norma não lembramos ou simplesmente não damos grande atenção, gosto de cá vir não só pela grande admiração que tenho por ti, mas porque gosto de te ler.
Isto tudo para te dizer que não aceito de forma alguma que penses sequer em deixar de escrever. Arranjo aí uns "gaijos musculados" para te amarrarem ao pc dia e noite (risos)
Beijinhos com a certeza que vou cá voltar daqui a uma horas

Nuno Graça disse...

Todos os dias passo por cá...
Identifico-me com (Quase) todas as tuas ideias!
Continua por cá... Fazes falta.
Nem quero imaginar se um dia estiver do outro lado do Atlântico e deixar de ter um cantinho que me dê conforto!!!! Livra-te!!
Forte abraço

FM disse...

Ei, Hélder Ferrão, até fiquei sem palavras...! E logo eu! (risos)
Muito Obrigado, que mais posso eu acrescentar. (sorrisos)
Quanto ao livro, embora sem tempo, gostaria de o ler... (risos)
Abraço.

FM disse...

Muito Obrigado "Ricardo"! (risos)
Um dia destes "posto" sobre o excesso de uso de aspas... Não é paranóia, existe uma razão, válida, na minha "opinião". (risos)
Achei piada ao teu simpático comentário.
Abraço.

FM disse...

Eu imagino, Ka, mesmo!
E fico-te grato, principalmente por ser ligo por alguém com tamanha sensibilidade e bom gosto. Muito Obrigado pelo previlégio, mesmo sem eu retribuir como deveria e gostaria.
Beijos com Carinho, aos 3, também.

FM disse...

MuitoObrigado, já agora, ao autor que se auto-eliminou. (risos)

FM disse...

Pois, Júlia - hoje com nick diferente e em duplicado, tens sido uma das pessoas que mais tenho vindo a conhecer, inclusive através deste cantinho, e isso, confesso, tem-me sabido muito bem, mesmo.
Obrigado pelo Carinho e pelas tuas palavras de incentivo, sempre presentes. Sabem tão BEM, tão BEM!
Beijos... e a "luta" continua, por aí também. (sorrisos)

FM disse...

Ok, Júlia, vou arranjar umas "gaijas" musculadas para me amarrarem ao PC. Não sei é se a Deusa deixará! (risos)
Beijos em Duplicado.

FM disse...

Olá Nuno Graça!
Não sei porquê, mas algo me diz que o Atlântico não será demasiado longo para nos "separar". Gosto de ti, porra! (risos)
Ah, da Miss Graça também.
Sinto que ainda temos muito para percorrer, em crescendo, claro.
Abraço e Beijos à Miss.
(o convite de sábado passado extende-se para este sábado)

Barbie Boy disse...

Deixar de lêr alguns desafios que colocas diáriamente, iria ser uma quebra brutal na minha rotina.
Atenção que ler os teus textos é tão fundamental, como a torrada e o café pela manhã.
E sabes que sem alimento...

paulofski disse...

É! Isto dos blogues tem muito que se lhe diga. Mas às vezes mesmo sem ter tempo para lhe dedicarmos a devida atenção o bichinho aperta e nos aguça a curiosidade de ler, de escrever, de comentar até mais não. Força Francisco, a blogosfera necessita da essência da tua escrita.

Abraço.

FM disse...

(sorrisos)
Este Barbie Boy - recomendo visita ao seu Blog, é demais.
Pronto, pronto... vou tentar não deixar queimar as tuas torradas. (risos)
Gostei da comparação, e sinto-me especial com as tuas palavras.
Abraço.

FM disse...

Pronto, e com as palavras do Paulofski, irremediavelmente, já alimantei o Ego por mais 4 semanas... (risos)
Obrigado Paulofski. Abraço e... Continua com o teu cantinho muito especial. (orgulho-me de ter influenciado com um ou outro empurrão)
Abraço.

BlueVelvet disse...

Querido Francisco,
vim agradecer-te as visitas ao meu blog que está muito abandonado por razões menos boas da minha vida pessoal.
Nem imaginas como este post tem a ver com o que penso. Embora não tenha tantas visitas como tu, também tenho muita gente que me lê e mesmo escrevendo intermitentemente, é por eles que também ainda não o fechei, porque tal como tu, quando o fechar será de vez.
Quanto a ti, o facto de não fazeres agora 7 posts por dia, nem por isso o teu Essências faz menos falta. Afinal, quantidade não significa sempre qualidade, embora não fosse esse o teu caso.
Portanto, livra-te de desapareceres, porque eu só te conheço daqui. Depois como fazia para saber de ti, da Deusa e do Angelo?
Muitos beijinhos e veludinhos para os três

FM disse...

Que bom voltar a ler-te, Blue, embora neste canto, quando tens um magnífico Hotel de 5 Estrelas, com vista priveligiada para NY e para o Mundo, lá no teu Blue Velvet.
Ainda havemos de nos conhecer pessoalmente... E quando ao "pessoal", como sabes, também tenho um "pessoal" afectado, e muito.
Continua a escrever, Blue, és das melhores que conheço... e TU, sim TU, que vagueias pela Blogosfera sempre com uma energia positiva, FAZES FALTA.
Beijos com Carinho, Muito.

Maurício disse...

Pois é! Mesmo não tendo comentado muito, ultimamente, venho cá todos os dias. Religiosamente.
Porque sou sensível aos problemas e questões que aborda. E que, quantas vezes, me fazem abanar nas minhas "certezas".
Prometo voltar a comentar mais, no futuro.
Não sei quantas vezes já escrevi isto, mas vou repetir: BEM JAJA, Francisco, por este excelente "cantinho".
Já agora, permita-me que lhe deixe um pensamento que hoje descobri: “A Vida não é esperar que a tempestade passe…
Mas é aprender a dançar à chuva”.
Desculpe a ousadia. Espero que goste.

Um abraço

Maurício disse...

Ups, que gralha...
BEM HAJA! - assim é que é (risos)

FM disse...

E, olhe Maurício, os seus comentários fazem mesmo muita falta, inspiram-me, inclusive no reler do que escrevo num ápice, sim, num ápice... É sempre assim, sem pestanejar, e depois, por vezes, dá "borrada".
Que fantástico pensamento, e sou logo eu quem o diz, um fanático de pensamentos. Obrigado pelo contributo, e traga mais.
Para quando o tal seu Blog? Pois!
Muito Obrigado.
Abraço.

FM disse...

BEM HAJA a SI, Maurício.
Aprecio muito pessoas Inteligentes, como é o seu caso.
Abraço.

Unknown disse...

Estou por cá, mesmo que te pareça que não. Obrigada, é bom saber que alguém nota a nossa ausência, ainda que essa não seja a intenção desta ausência presente. Obrigada :)

É bom ter-te por lá e por aqui... Obrigada... simplesmente

Beijo com carinho

FM disse...

Eu imagino que andas por cá e por lá... Mas é importante SENTI-LO, percebê-lo, "ouvi-lo".
Beijos e... Já sabes, Natacha, ESTOU AQUI.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive