sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Passado? Será que existe?

Ouvi dizer que há marcas que ficam, principalmente aquelas que teimam em se alojar no hipotético passado, aquele baú onde, tantas vezes, tanta gente foi e continua a ir buscar o que não encontra no hoje.
Sim, também sou um saudosista, um contador de histórias repetidas até à exaustão, enfim, um daqueles românticos que tem uma imensa vontade de deixar escrito tudo o que fez e, como extra, tudo pelo que passou, embora já sem dados clarividentes acerca da maioria desses mesmos episódios, bem ou mal passados.
Entendo que as marcas ficam, e que chega sempre a altura de excomungar todas aquelas terapias, provavelmente necessárias, que nos fizeram "menos bem".
Porquê? Porque o que importa é o hoje, a forma como construímos os nossos alicerces que, mesmo quando já cá não estivermos, permitirão que a nossa essência fique, mesmo que perdure pouco mais de 24 horas.
E o passado? Enterra-se, assim, como se nada fica-se para sempre? Claro que não! Há sempre um passado em tudo o que fazemos no presente, quanto mais não seja, naquelas partículas de - chamemos-lhe - cimento, que, na verdade, são fundamentais para que toda a aprendizagem desse tal passado nos permita, hoje, sermos quem somos.
Mas, quanto ao ficar definitivamente "agrafado" ao passado, pelo menos no agora, e para mim - se me permitem, há coisas muito mais importantes hoje, e daquelas que fazem com que qualquer biografia seja automaticamente levada pela poeira do esquecimento.
Francisco Moreira

4 comentários:

Marta disse...

O passado pode ser ou parecer bom, mas às vezes faz-nos "mais mal do que bem"!
Estava a precisar ler umas palavras assim. Obrigada Francisco! Um beijo grande :)

FM disse...

Que te tenham sido úteis, Marta.
Continua por cá.
Beijos.

Barbie Boy disse...

Exelente caro amigo. O passado é o nosso melhor professor, devemos contar sempre com ele. Mas daí a casar com o "Prof", vai uma grande distância. Divórcio já digo eu!

FM disse...

(risos)
Bem "esgalhado", o comentário.
Abraço, Barbie Boy.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive