quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Quotas

Há quem diga que o mundo é pequeno, e é-o muitas, inúmeras vezes.
Recordo-me por exemplo de, há uns valentes anos, o ter dito no aeroporto do Rio de Janeiro, quando me cruzei com um colega e escola. Ele partia e eu chegava.
No entanto, o que mais me faz sentir que este mundo é gigante é, por exemplo, eu não saber 5% dos nomes daqueles que, neste preciso momento, dormem ou fazem outras coisas neste prédio onde habito há já 4 anos.
É incrível como, nos anos que correm, trocamos os nomes das pessoas pelo "- Bom dia!", "- Boa tarde!", "-Boa noite!" ou, e porque não é menos usual, "-Está tudo bem?". Mas, está tudo bem o quê? Eu não sei nada sobre os outros! Eles não sabem nada sobre mim!
Pois, mas é neste tipo de proximidade que vivemos, sem fazer um qualquer esforço para aproximar ou conhecer este nosso mundo, o das portas, janelas, elevadores e corredores.
Por acaso, já repararam que as pessoas identificam-se com as cidades onde vivem, ou melhor - e para que se entenda onde quero chegar, já repararam que as pessoas dizem que são "daqui ou dali" como se estivessem a falar de serem de uma espécie de "Clube Recreativo"? Sim, se se pensar bem, é verdade. Passamos o tempo a dizer de onde somos, quando, na realidade, só o somos, não o vivemos, pelos menos enquanto comunidade, enquanto conjunto, naquele "pedir sal emprestado".
Com tudo isto, sou da opinião de que deveríamos pagar quotas, mesmo não dando uso aos "deveres" de "associados" e ficando pelos "direitos", ou seja, viver no "Clube Recreativo" do qual quase só conhecemos o nome.

6 comentários:

Unknown disse...

Quantas pessoas que se cruzam por nós e nos perguntam "Tudo bem?", estarão efectivamente interessados em parar para ouvir a resposta??
É por isso que, para não os fazermos perder tempo, respondemos um descabido "está tudo" com um sorriso verdadeiro, não por estar tudo, mas porque sim...

Beijoooo

liamaral disse...

Eu tenho sorte de ainda ter mesmo um Clube Recreativo onde revejo e converso com pessoas que conheço há anos e tenho quotas em dia!!
Tens razão, eu também não conheço mais que o simples "Bom dia" dos meus actuais vizinhos mas relembro com saudade a primeira rua onde vivi onde aí sim, se conhecia toda a gente e se pedia sal e outras coisas emprestadas!
:) Beijinho

Conversa Inútil de Roderick disse...

Sei como isso é! Não vivo em prédio, mas na empresa que trabalho é assim. Como é muito grande as pessoas cumprimentam-se e nem sabem o nome. Mas as piores são as que se cruzam com uma pessoa e nem um bom dia dizem!
Devem ficar com aftas, coitadas.

FM disse...

Pois Natacha, é a tal coisa... que me levou a escrever sobre isto.
Beijos.

FM disse...

Também eu tenho Saudade Liamaral... Outros melhores, porventura melhores...
Beijos.

FM disse...

Malditas aftas, Roderick.
Abraço.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive